MEC publica segunda chamada do Prouni e inicia prazo para comprovação de documentos
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 2 de março de 2026 às 13:54 | Atualizado há 5 meses
Candidatos do Prouni devem conferir o resultado e apresentar documentação | Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) tornou pública nesta segunda-feira (2) a relação dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). A consulta está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma oficial do governo federal para acompanhamento dos processos seletivos.
Os estudantes convocados nesta etapa precisam ficar atentos aos prazos. O período para comprovação das informações declaradas na inscrição segue até o dia 13 de março. A entrega dos documentos pode ser feita diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato foi selecionado ou, quando permitido, por meio eletrônico.
Confira quais são os documentos solicitados
| Documento | Descrição / Observação |
|---|---|
| Comprovante de residência | Documento atualizado que comprove o endereço do candidato. |
| Comprovante de conclusão do ensino médio | Histórico escolar ou certificado de conclusão. |
| Comprovante de rendimentos | Documentos que comprovem a renda familiar declarada. |
| Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais | Obrigatório quando aplicável à situação familiar do candidato. |
| Laudo que comprove deficiência | Necessário para candidatos que concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência. |
A instituição de ensino poderá solicitar outros documentos, caso considere necessário para a verificação das informações prestadas.
Prouni abre prazo para lista de espera
O Prouni também prevê a formação de lista de espera para os candidatos que não foram contemplados nas chamadas regulares. Para participar, é necessário registrar interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 25 e 26 de março. A relação dos estudantes que integrarem essa etapa adicional será divulgada em 31 de março.
Paralelamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, na Página do Participante, a declaração que atesta o cumprimento das exigências para certificação de conclusão do ensino médio. O documento possibilita que candidatos realizem a pré-matrícula em instituições de ensino superior, especialmente aqueles aprovados em programas federais de acesso à graduação.
A declaração pode ser utilizada por estudantes vinculados ao Programa Universidade para Todos (Prouni), ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A medida busca garantir que os aprovados consigam cumprir as exigências acadêmicas dentro dos prazos estabelecidos pelas instituições.
De acordo com o governo federal, a edição atual do Prouni é a maior já realizada desde a criação do programa. Nesta oferta, estão disponíveis 594.519 bolsas de estudo em todo o país. Desse total, 274.819 são integrais, cobrindo 100% do valor da mensalidade, enquanto 319.700 são parciais, com cobertura de 50% dos custos.