Mentiras e verdade
Redação DM
Publicado em 18 de junho de 2016 às 03:51 | Atualizado há 1 ano
Depois de muito ler sobre a crise política atual, cheguei a uma seguinte conclusão: muitas mentiras e poucas verdades. Muitas mentiras são as explicações dos envolvidos nos mais diversos escândalos. E uma única verdade: todos os citados roubaram e muito. E é fácil de atestar vendo o padrão de vida que levam, seus vultosos patrimônios, tudo incompatível com o nível de ganhos legalmente declarado. Impossível negar o óbvio.
(Iria de Sá Dodde, via e-mail)
[box title=”Perdeu, Cunha”]
Os reveses que Cunha teve nos últimos dias poderão jogá-lo na miséria. Vejamos: desempregado, multas astronômicas formalizadas pelo BC, MPF e IR, indisponibilidade de bens que serão confiscados, possivelmente perderá todos os “trustes” e com certeza cadeia e na melhor das hipóteses tornozeleira eletrônica. Tudo produto de muita propina. Lembro a ele que perto de onde reside tem uma ponte que vai para a praia que já acolhe alguns sem teto. Mas um bem ele fez ao País. Enfrentou e detonou Dilma sumariamente.
(Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, via e-mail).[/box]
[box title=”Mediocridade da Dilma”]
Com o caixa do governo no fundo do poço, pouco antes da Dilma ser afastada pelo Senado, a presidente liberou para as festas juninas do Nordeste R$ 6 milhões, pagando até R$ 200 mil para um show do cantor Wesley Safadão em Maracanaú (CE). Mais recursos dos contribuintes foram para o bolso do Safadão, que também se apresentou em Aracaju (SE) e Limoeiro (PE). Enquanto isso a presidente deixou de liberar verbas para saúde, para obras de infraestrutura, etc. E mesmo assim em delírio, porque acha que pode voltar ao poder, a Dilma Rousseff quer apresentar uma carta compromisso para os movimentos sociais (e não para o povo brasileiro…). Com título de “novo governo” prometendo crescimento econômico, manutenção dos programas sociais, e vejam só, promete até geração de empregos… É muita cara de pau! Esta presidente que afundou a nossa economia, e que hoje angustia a família brasileira que carrega nos ombros da desesperança os 12 milhões de trabalhadores desempregados, quer fazer convencer a nossa sociedade que com uma simples “cartinha de intenção” vai desenvolver este País. Na realidade esta tal golpista carta de intenção da Dilma está mais para um “novo governo Safadão”, com todo respeito ao cantor citado acima…
(Paulo Panossian, via e-mail).[/box]
[box title=”Romance togado”]
Responsável, na Corte Suprema, pela “Lava Jato”, o ministro Teori Zavascki houve por bem enviar as investigações sobre Lula para o juiz Sérgio Moro. Menos mal. No STF, pelo que vemos, ditos inquéritos ficam, aparentemente, repousando numa gaveta bem funda esperando o tempo passar. Em Curitiba, ao revés, a coisa anda, o que, parece, incomoda uns e outros! Teori também decidiu anular o rumoroso áudio em que Dilma trama abertamente a blindagem de Lula. Filigranas jurídicas bem típicas do extremado formalismo tupiniquim justificaram o ato: como o áudio comprometedor foi colhido duas horas após Moro haver cessado as interceptações telefônicas sobre Lula, este teria sido colhido de forma “ilegal”. Dito de outra forma, o absurdo conteúdo da manobra criminosa revelada no diálogo entre Lula e Dilma importa, para a mais alta corte de Justiça do Brasil, muito menos que os poucos minutos que escoaram além do “período” aprazado para a escuta! Mutatis mutandis, seria como se Tio Sam anulasse uma gravação em que se anunciassem os nomes de todos os protagonistas do atentado de 11 de setembro – os sabidos e os ignorados – porque a prova não atendeu 100% aos “requisitos legais”, devendo, por isso, ser destruída em “nome da lei”. Os prejuízos, as vítimas, os traumas… não passariam de detalhes insignificantes perto da forma “legal”. Depois, como Dilma – detentora do foro especial – foi pilhada na mesma interceptação, Teori entendeu que Moro deveria, ipso facto, ter remetido a gravação ao STF. É o formalismo, em homenagem extremada à forma, fazendo a alegria dos delinquentes. Macaco velho que é e já antecipando o epílogo vergonhoso desse romance togado no STF, intuo que Sérgio Moro tenha decidido chutar o pau da barraca ao divulgar o áudio a todo o País, expondo aos brasileiros uma pequeníssima amostra dos intestinos do poder.
(Silvio Natal, via e-mail).[/box]


