Home / Brasil

BRASIL

Milícia? Advogado é executado com 11 tiros

Ele atuava em um caso de grande repercussão nacional. Uma casa luxuosa em Angra dos Reis, localizada na Costa Verde-RJ, contra o Richarlison e alguns sócios

Advogado Rodrigo Marinho Crespo, morto em frente a Sede da AOB-RJ — Foto: Bruno Mirandella Advogado Rodrigo Marinho Crespo, morto em frente a Sede da AOB-RJ — Foto: Bruno Mirandella

O advogado Rodrigo Marinho Crespo, de 42 anos, foi morto com 11 disparos de arma de fogo, na tarde de segunda-feira, 26, em frente ao escritório do qual era sócio, próximo à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na capital do Rio de Janeiro.

Para Delegacia de Homicídios que investiga o caso, o crime foi de execução, pois o advogado foi assassinado com 11 tiros e nada foi levado dele. Testemunhas afirmaram aos investigadores, que o executor usava uma touca ninja e que antes de atirar, perguntou o nome do advogado. Após o crime fugiu em um VW Gol branco.

Rodrigo era sócio do escritório Marinho e Lima Advogados, fundado em 2015. O escritório é especializado em Direito Civil Empresarial em Contratos e Direito Processual Civil. Ele atuava em um caso de grande repercussão nacional de uma casa luxuosa em Angra dos Reis, localizada na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, contra o jogador Richarlison e alguns sócios.


		Milícia? Advogado é executado com 11 tiros
Rodrigo Marinho Crespo. — Foto: Reprodução/Linkedin

O Corpo de Bombeiros (CBMRJ) chegou a ser chamado para socorrer a vítima, mas devido aos ferimentos Crespo não resistiu, morreu no local.

Até o momento nenhum suspeito foi mencionado pela Polícia Civil (PCRJ), que segue investigando o caso. A perícia esteve no local, que fica nas proximidades das sedes do Ministério Público e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, e encontrou 11 cápsulas deflagradas.

A OAB-RJ lamentou a morte do advogado, disse que acompanhará as investigações e que está em contato direto com a Secretaria de Segurança Pública do RJ.

Nota da OAB-RJ na íntegra

"O Conselho Federal da OAB e a Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ) receberam com profunda consternação a notícia do assassinato do advogado Rodrigo Marinho Crespo, ocorrido nessa segunda-feira (26/2) em frente ao escritório do qual era sócio no Rio de Janeiro.

A Ordem dos Advogados do Brasil expressa sua solidariedade aos amigos, colegas e familiares do advogado, e acompanhará o desenvolvimento do caso. O Sistema OAB seguirá vigilante e cobrará punição exemplar dos responsáveis por mais este crime contra membros da classe.

Diante dos recorrentes casos de agressões e crimes brutais contra advogadas e advogados, a Ordem tem cobrado mudanças legislativas necessárias e ação por parte do Estado. A OAB trabalha pela aprovação, no Congresso Nacional, de projetos de lei que aumentam a pena para condenados por homicídio e lesão corporal contra advogados e que estabelecem a concessão imediata de medidas protetivas a advogados agredidos durante o exercício da profissão."

A Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim) também se pronunciou ontem pelo ocorrido

"Foi com profunda tristeza que tomamos conhecimento, na tarde de ontem (26/02/24), do brutal homicídio do advogado Rodrigo Marinho Crespo.

O Dr. Rodrigo era sócio fundador do escritório Marinho & Lima Advogados, membro efetivo do IAB e graduado em direito desde 2005 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

As circunstâncias do seu brutal assassinato enlutaram não apenas as pessoas mais próximas, mas toda a advocacia do nosso estado.

A ANACRIM - Associação Nacional da Advocacia Criminal, ressentida dessa enorme perda, vem externar condolências a todos os familiares e amigos, esperando que recebam o nosso apoio e conforto neste momento de profunda dor e tristeza."

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias