Niterói e Rio de Janeiro apresentaram, na quarta-feira, 27, a intenção de candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.
Os prefeitos Rodrigo Neves e Eduardo Paes se reuniram por videoconferência com o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, acompanhados pelos vice-prefeitos eleitos Isabel Swan e Eduardo Cavaliere, além do Secretário de Esportes carioca Guilherme Schleder e da secretária geral da Panam Sports, Jimena Saldaña.
Durante a reunião, os prefeitos detalharam o projeto de dividir a sede do evento entre as duas cidades e anunciaram que a carta oficial de candidatura será apresentada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) na próxima semana. Após a entrega, o COB será responsável por definir o representante brasileiro na disputa pela sede, já que cada país pode submeter apenas uma candidatura. Além da proposta Rio/Niterói, São Paulo já formalizou sua postulação.
O prazo final para o COB apresentar a candidatura brasileira à Panam Sports é 31 de janeiro de 2025. A escolha da sede será realizada na Assembleia Geral da entidade continental, durante os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, Paraguai.
Na semana anterior, Neves e Paes já haviam realizado uma videoconferência com Paulo Wanderley, presidente do COB, e Marco La Porta, presidente eleito da entidade, que assumirá o cargo em janeiro. Na ocasião, também foi apresentada a intenção de candidatura conjunta de Rio e Niterói.