O maior telescópio da história
Redação DM
Publicado em 8 de agosto de 2015 às 00:18 | Atualizado há 2 anos
Parece que a China não se contenta em ser apenas o maior país do mundo. O país agora também quer ser o detentor do maior telescópio já visto. A construção do Radiotelescópio Esférico de 500 metros de Abertura (ou Fast, na sigla em inglês) já começou no país e deverá ser concluída já no próximo ano.
Quando terminado, o telescópio será três vezes mais sensível que o Observatório de Arecibo, em Puerto Rico, detentor atual do título de maior radiotelescópio fixo do mundo. A invenção chinesa está sendo construída em uma região afastada na província de Guizhou, ao sul do país.
O Fast será erguido em uma cratera natural e composto por 4.600 painéis triangulares, que poderiam ser movidos para alterar a forma de sua superfície refletora, permitindo digitalizar grandes áreas do céu. Os astrônomos esperam que o telescópio seja capaz de descobrirmilhares de novas galáxias e objetos a até 7 bilhões de anos-luz de nosso planeta.
