Brasil

O mistério da fabulosa Mina dos Tapuias

Redação DM

Publicado em 5 de maio de 2016 às 01:18 | Atualizado há 9 anos

Vez em quan­do, pe­go um da­que­les li­vros que li na in­fân­cia e gar­ro a ler, re­viven­do aque­les tem­pos.

Re­li, pe­la ené­si­ma vez, “Len­das e Mi­tos do Bra­sil”, de The­o­bal­do Mi­ran­da San­tos, e, en­tre meia cen­te­na de in­te­res­san­tís­si­mas len­das, há uma que faz par­te do fol­clo­re ma­to­gros­sen­se, de que já me ocu­pa­ra em ten­tar uma ex­pli­ca­ção.

É a len­da da Mãe do Ou­ro. Diz ele que em Ro­sá­rio, às mar­gens do Rio Cuiabá, mo­ra­va um ri­co e am­bi­cio­so mi­nei­ro, se­nhor de mui­tos es­cra­vos, os qua­is eram obri­ga­dos a en­tre­gar-lhe di­a­ria­men­te cer­ta por­ção de ou­ro. Um de seus es­cra­vos, ao pas­sar uns di­as sem achar uma úni­ca pe­pi­ta, an­da­va tris­te e ca­bis­bai­xo, já an­te­ven­do o cas­ti­go que lhe se­ria in­fli­gi­do, quan­do lhe apa­re­ceu à fren­te uma for­mo­sa mu­lher de ca­be­los lou­ros que, ao sa­ber o mo­ti­vo da tris­te­za do ne­gro, dis­se-lhe:

– Vá no co­mér­cio com­prar uma fi­ta azul, ver­me­lha e ama­re­la, um pen­te e um es­pe­lho pa­ra mim, pois vou aju­dá-lo!

Mais que de­pres­sa, o ne­gro cu­i­dou de tra­zer-lhe o que pe­dia.  En­tão, ela lhe in­di­cou um lu­gar on­de ha­via mui­to ou­ro. O es­cra­vo apa­nhou sua ba­teia, ga­rim­pou al­gum tem­po e con­se­guiu uma gran­de quan­ti­da­de do pre­ci­o­so e co­bi­ça­do me­tal, levan­do-o ao seu se­nhor, pa­ra ten­tar li­vrar-se do cas­ti­go que o aguar­da­va. O pa­trão, na­tu­ral­men­te, quis sa­ber on­de ele en­con­tra­ra aque­le ari­bê de ou­ro.  Mas o ne­gro se re­cu­sou a di­zer-lhe, pois a mis­te­ri­o­sa ben­fei­to­ra o pre­ve­ni­ra que man­ti­ves­se em si­gi­lo a ja­zi­da, em tro­ca da per­ma­nen­te ca­ta no mis­te­ri­o­so lo­cal.

A ne­ga­ti­va do es­cra­vo acar­re­tou-lhe cas­ti­gos sob o im­pla­cá­vel chi­co­te do feitor, fa­to que se re­pe­tia di­a­ria­men­te, até que o ne­gro, não mais su­por­tan­do o ira­cun­do se­nhor, im­plo­rou à mis­te­ri­o­sa mu­lher que o li­be­ras­se do com­pro­mis­so do se­gre­do: dian­te do so­fri­men­to do es­cra­vo, a mu­lher aqui­es­ceu e man­dou di­zer ao do­no do ne­gro que le­vas­se 22 es­cra­vos e ca­vas­se até o fun­do da pro­mis­so­ra mi­na. Quan­do o se­nhor e os es­cra­vos es­ta­vam lá no fun­do do bu­ra­co, o bar­ran­co ru­iu, so­ter­ran­do to­dos. Com a mor­te do se­nhor, o es­cra­vo ad­qui­riu sua li­ber­da­de.

A mu­lher era a mis­te­ri­o­sa e len­dá­ria Mãe do Ou­ro.

Es­ta é a len­da.

Em Di­a­nó­po­lis, for­ma­da per­to de uma ri­ca mi­na de ou­ro, a Mi­na dos Ta­puias (ho­je, no cen­tro da ci­da­de, ao la­do da Ro­do­vi­á­ria), acon­te­ceu um fa­to pa­re­ci­do no fim do sé­cu­lo XIX.

Con­tam os mais ve­lhos que es­cra­vos dos do­nos da mi­na ca­va­ram pro­fun­do bu­ra­co, até que to­pa­ram com um veio de ou­ro tão fa­bu­lo­so, que ti­nha de ser cor­ta­do a ma­cha­do. Ao co­me­ça­rem a ex­plo­ra­ção do veio (que, diz a tra­di­ção, atra­ves­sa a ci­da­de por mais de qui­lô­me­tro e meio), de­ci­di­ram pa­ra­li­sar o tra­ba­lho pa­ra uma es­tron­do­sa co­me­mo­ra­ção na Vi­la de São Jo­sé do Du­ro.

En­quan­to a fes­ta ani­ma­va o po­vo­a­do, ad­veio uma chu­va, que da­va a im­pressão de que es­ta­va vol­tan­do a épo­ca de Noé. E pe­la ma­nhã, en­con­tra­ram o des­co­munal bu­ra­co so­ter­ra­do e cheio d’água até ao bei­ço. De na­da adi­an­ta­ram os es­for­ços pa­ra a re­ti­ra­da do en­tu­lho e dre­no da água, usan­do sur­rões de cou­ro e fer­ra­men­tas rús­ti­cas.

Pas­sa­ram-se mais de cin­quen­ta anos sem que nin­guém vol­tas­se a fa­lar da mi­na. O ter­re­no den­tro do qual fi­ca­va a ja­zi­da foi aca­bar nas mãos de um do­no de bo­te­co por no­me Sol­tei­ro, cria do meu pa­dri­nho Jo­ão Bar­bo­sa. Es­te tro­cou a pos­se do lo­te com meu ir­mão To­nho por uma bi­ci­cle­ta ve­lha, achan­do que ti­nha fei­to um gran­de ne­gó­cio. Na­que­la épo­ca, bei­ran­do 1960, che­ga­va ali o dou­tor Iri­neu de Mace­do So­a­res, do Rio de Ja­nei­ro, que se en­gra­çou com o lu­gar e de­ci­diu-se a pas­sar uns tem­pos por lá.  E, não sei se sa­ben­do da his­tó­ria da ve­lha mi­na ou por me­ro aca­so, pro­pôs a To­nho a com­pra do ter­re­no. E To­nho, ao re­ce­ber a pro­pos­ta de qui­nhen­tos cru­zei­ros, não con­tou con­ver­sa: ven­deu-lhe o lo­te, com mi­na e tu­do.

Ma­ce­do So­a­res sou­be­ra de­pois que al­guns de mi­nha fa­mí­lia ti­nham se co­tiza­do pa­ra ten­tar re­cu­pe­rar a mi­na, sem re­sul­ta­do, pois não dis­pu­nham de re­cursos téc­ni­cos, e de­ci­diu re­ex­plo­rar a ja­zi­da, com al­gum pro­vei­to, pois pa­re­ce que o te­or au­rí­fe­ro é dos me­lho­res do To­can­tins.

De­pois que fui em­bo­ra pa­ra Be­lo Ho­ri­zon­te, não fi­quei sa­ben­do mais do re­sulta­do da fa­mo­sa mi­na.

Ma­ce­do So­a­res foi-se em­bo­ra há mui­tos, anos e fi­quei sem sa­ber se ele che­gou a bam­bur­rar. Di­zem que não che­gou a achar a fá­bu­la de ou­ro que os an­ti­gos no­ti­ci­am co­mo cer­ta.

Sou­be que ele pas­sou a con­ces­são de ex­plo­ra­ção pa­ra uma fir­ma do Rio, que an­dou fu­çan­do por lá, e o re­sul­ta­do é que não ou­vi mais fa­lar em sua ex­plo­ra­ção.

O cer­to é que ela con­ti­nua ali per­to da Ro­do­vi­á­ria, de­sa­fi­an­do quem qui­ser in¬ves­tir em bus­ca da for­tu­na.

De­ve ser coi­sa da Mãe do Ou­ro.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se  de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do, li­be­ra­to­po­[email protected])

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