Na manhã desta terça-feira (14/3), a Polícia Federal iniciou a Operação Habeas Pater para reprimir crimes de corrupção ativa e passiva. As buscas estão sendo realizadas em um escritório de advocacia localizado na Asa Norte, região nobre de Brasília.
A Operação Habeas Pater foi deflagrada a partir de mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar o possível envolvimento de um desembargador federal e seu filho advogado. Eles são suspeitos de terem conexão com os investigados na Operação Flight Level II, também realizada nesta terça-feira pela Polícia Federal.

O advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, filho do desembargador Cândido Ribeiro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), é um dos suspeitos de vender sentenças para traficantes investigados na Operação Habeas Pater. Caso sejam condenados, pai e filho poderão receber uma pena de até 12 anos de prisão. Durante a operação, a Polícia Federal divulgou imagens das cédulas apreendidas durante as buscas.