Oportunidades e oportunistas
Redação DM
Publicado em 14 de abril de 2016 às 02:12 | Atualizado há 10 anos
“Eu não sou um oportunista. Sou um homem das oportunidades. Se um cavalo passar encilhado em minha frente, eu monto”(Getúlio Vargas)
Muitas vezes vivemos olhando para traz lamentando o passado não aproveitado. Vivemos reclamando de oportunidades perdidas e de coisas não realizadas. Reclamamos por ter perdido o compasso da história, a saúde, a beleza, a juventude e principalmente o tempo. O passado é o grande juiz imparcial do nosso presente, e nos condena a viver nostalgicamente pensando nas oportunidades desperdiçadas. Somos filhos das escolhas que não fizemos.
Dizem que oportunidade passa apenas uma vez, e se não a aproveitarmos viveremos lamentando para sempre. Então nos parece crucial aproveitar as oportunidades quando elas aparecem, ou seja, é preciso ficar atento para não queimar a largada, nem perder o tiro de partida, considerando as oportunidades que se aprontam sempre. Porém há uma grande diferença entre aproveitar as oportunidades e ser oportunista.
Aproveitar as oportunidades é saber a hora certa de entrar em cena ou ficar nos bastidores. É saber exatamente o momento do alinhamento dos astros e a sua chance. É saber a hora de startar o seu projeto, de ficar sob os holofotes e desaparecer quando necessário. É entender que para chegar ao sucesso não é preciso roubar o crédito alheio, nem fazer os outros de escada. É entender que muitas oportunidades não aparecem, são construídas pelas pequenas ações e atitudes.
Ser oportunista é diferente de ser de oportunidades. Ser oportunista é forçar a barra, é querer estar sempre sobe os holofotes da mídia. Ser oportunista é roubar o crédito alheio e requer a paternidade de projetos que não foram concebidos por você. Ser oportunista é não se importar com os sentimentos dos outros, é compreender que os meios justificam sempre os fins. Ser oportunista é escalar as pessoas para chegar ao topo, é matar o humano e se reduzir a uma imundice sem caráter.
Seja uma pessoa de oportunidades, e não um oportunista. Não deixe as oportunidades passarem, não durma no ponto, nem passe a noite acordado. Mantenha os olhos e os ouvidos abertos para novas oportunidades. Fareje se necessário os grandes momentos da sua vida, seja uma pessoa de oportunidades. Não seja oportunista, de o crédito a quem merece. Não pise nas pessoas e cuide dos seus sentimentos. Não passe a vida olhando para as oportunidades perdidas, ande sempre no caminho da luz.
(Joel Gonzaga de Sousa, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo. Baseado nas oportunidades que a vida oferece. Não giramos em torno do sol, mas em torno da luz)