Palavras de vida. Tempo de crescer
Redação DM
Publicado em 28 de fevereiro de 2016 às 23:27 | Atualizado há 10 anos
“ Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
I Coríntios 13:11
De tempos em tempos a vida nos oferece uma oportunidade de nos melhorar (melhorar a nós mesmo), como pessoas, cidadãos, seres humanos enfim: Crescer, amadurecer, mudar de fase, passar a página, mudar a vida; isso significa deixar pra trás as coisas da infantilidade, da criancice, da mediocridade. Começar a ver a vida não somente a partir de nós mesmos, mas principalmente a partir do próximo. O apóstolo Paulo neste trecho da carta aos moradores da cidade de corinto faz uma alusão a si mesmo, para dar o ensino de que devemos crescer, amadurecer, mudar de fase.
Colocando-se como exemplo ele diz olha quando eu era criança eu falava, sentia e discorria como uma criança (imatura, ingênua, manipulável, sem conceitos e experiências da vida, sem domínio de minhas emoções), porém em outra fase de minha vida (quando cheguei a ser homem), amadureci, me tornei um homem, uma pessoa adulta e acabei com as coisas de menino. Crescer, fala de aumentar, de passar de um tamanho para outro, de mudar de fase, e isso muitas vezes nos é difícil, pois o amadurecimento (como pessoa) trás responsabilidades que muitas vezes as pessoas não estão dispostas à assumir. Porém se agimos sempre como crianças e nos recusamos a crescer, como será nossa vida? Crianças precisam de supervisão, disciplina e acompanhamento constante, vai chegar um tempo em nossas vidas que até mesmo as pessoas que nos ama, cobrará de nós esse amadurecimento, pois não serão nossas eternas “babás”.
Necessitamos crescer para assumirmos as responsabilidades da vida, e darmos continuidade no processo de crescimento dos outros: filhos, amigos, parentes, todos aqueles que aparecerem em nossas vidas e necessitarem de nós para assim como nós um dia necessitamos de outros para crescermos, também possamos dar nossa parcela de conselho, paciência, ouvido e ombro amigo. Assim numa grande corrente do bem, estaremos colaborando com nosso próximo e fazendo um mundo melhor. Finalmente quero lembrar a você que lê meus artigos crescer é uma ordem natural, tudo na natureza cresce (aumenta de tamanho ou multiplica-se), não há nada estático no mundo. Se você teme deixar de lado as coisas de criança, que lhe dizer que é tempo de crescer e caso você aceite, você e muitos se beneficiarão de sua decisão.
(Ricardo David, gestor de trânsito, pós-graduando em Docência e Gestão do Ensino Superior, poeta, artista plástico, escritor e compositor, [email protected])