Brasil

Pesquisa na graduação: novos caminhos e oportunidades para os discentes

Redação

Publicado em 26 de outubro de 2015 às 22:03 | Atualizado há 4 meses

Por: Luiz Fernando Rodrigues

Ao longo da vida acadêmica, o estudante de graduação se depara com diversas dúvidas ao analisar o mercado de trabalho e o futuro na profissão. Questões como “qual caminho seguir?” e “será que terei espaço lá fora?” instigam os futuros profissionais a procurarem novos e criativos caminhos para superarem tais adversidades. Entre os diferentes rumos tomados pelos discentes, destaca-se a pesquisa como alternativa à tradicional carreira profissional, possibilitando o surgimento de novos especialistas na área científica e futuros docentes universitários. Esses futuros pesquisadores já encaram, ainda na graduação, a realidade de criar e aplicar novos conhecimentos científicos, integrando um seleto grupo de pessoas que compreendem determinadas leis e são especializadas em diferentes técnicas de pesquisas.

Nos últimos anos, as universidades têm desenvolvido métodos para atrair estudantes de diversas áreas para a prática científica. Entre os principais instrumentos utilizados para atingir essa meta destaca-se o incentivo com oferecimento de bolsas e a inserção de novas competências nos currículos por meio da iniciação científica oferecida aos alunos interessados no desenvolvimento de pesquisas. Com base nessa mentalidade, a sociedade ganha novos profissionais com formações mais qualificadas, uma vez que esse processo garante que os alunos tenham contato com procedimentos teóricos e metodológicos capazes de transformar a mentalidade dos estudantes engajados em pesquisas, proporcionando um desenvolvimento mais crítico em relação ao mundo, à sua realidade e às leis intrínsecas ao seu desenvolvimento.

Empenhada no processo de desenvolvimento de pesquisas na graduação, a PUC Goiás tem aperfeiçoado cada vez mais sua missão de atrair a atenção dos alunos para os caminhos e desafios da pesquisa. Para se ter uma dimensão do trabalho e do esforço empenhados na busca de novos cientistas, a Escola de Comunicação, constituída pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, já contou com a participação de 47 alunos com projetos de pesquisa em iniciação científica desde 2007, dos quais nove foram contemplados com bolsas PIBIC/CNPq, 12 com a Bolsa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (BIC/PROPE – bolsa interna da PUC Goiás) e três com a BIC/OVG, além de 23 voluntários. Para orientar o trabalho de todos os discentes que se interessam pela área, a entidade conta com um seleto grupo de 18 professores que já desenvolveram pesquisas na instituição, entre especialistas, mestres e doutores com formações em diversas áreas da Comunicação, garantindo o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e professores. E esses números só aumentam com o crescimento de incentivos da Prope.

A realização do 5º Simpósio de Pesquisa em Comunicação da PUC Goiás, evento integrante do I Congresso de Ciência e Tecnologia, entre os dias 27 e 29 de outubro, por exemplo, resume essa visão da instituição em reunir e aperfeiçoar os potenciais pesquisadores de toda a universidade sob o lema “Luz, Ciência e Vida”. Essa ação cumpre muito mais do que a missão de garantir aos alunos o acesso à pesquisa, mas também abre espaço para que toda a sociedade tome conhecimento do trabalho executado para o desenvolvimento da região onde está inserida e na busca de respostas e soluções para diversos questionamentos da comunidade.

Aos estudantes, ficam as dicas e as oportunidades oferecidas pela instituição no que se refere aos passos seguintes à graduação. Aqueles que têm interesse em seguir uma carreira acadêmica através de especializações, mestrados e doutorados, a iniciação científica é um dos principais caminhos a serem trilhados ainda no período universitário, uma vez que prepara os futuros pesquisadores através do aperfeiçoamento de habilidades teórico-científicas, técnico-profissionais e investigativas. Para os estudantes que querem seguir a carreira profissional, esse processo surge como um diferencial em relação aos milhares de estudantes que saem das universidades e faculdades de todo País em direção ao mercado de trabalho. A pesquisa, neste caso, apresenta-se como ponto fundamental para o desenvolvimento de posturas críticas e racionais, além de contribuir para tomadas de decisões em diversas situações que envolvem dificuldades e oportunidades que surgem no decorrer da prática profissional.


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