Home / Brasil

BRASIL

PF desmantela esquema de fraude previdenciária

Operação “Fake ID” resulta na prisão de suspeitos e apreensão de documentos falsos utilizados para desviar recursos do INSS

Foto: Divulgação/PF Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (31) a operação “Fake ID” para desmantelar um esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que acontecia no estado do Maranhão.

A PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís e Pinheiro, onde apreendeu documentos que podem auxiliar nas investigações. Um homem apontado como líder do esquema teve prisão preventiva decretada, mas está foragido

Segundo as investigações, os criminosos alteravam de forma fraudulenta o domicílio bancário de benefícios previdenciários e assistenciais no aplicativo “Meu INSS”, usando documentos falsos para se passar pelos reais beneficiários.

Com isso, conseguiam sacar indevidamente os valores depositados nas contas dos benefícios, causando um prejuízo estimado de R$ 718 mil por ano a apenas 49 benefícios já identificados. O esquema pode ter lesado o INSS em valor ainda maior.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias