Home / Brasil

BRASIL

PF prende fazendeiro por garimpo ilegal em área de proteção ambiental

Operação "GRIMPAS - DUPLA USURPAÇÃO" apreende armas e ouro avaliado em R$ 127 mil

Foto: Divulgação/Polícia Federal Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu um fazendeiro por garimpo ilegal em Área de Proteção Ambiental (APA) do Maranhão das Reentrâncias Maranhenses, nesta quarta-feira (27).

A operação, batizada de "GRIMPAS - DUPLA USURPAÇÃO", contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Centro Tático Aéreo do Maranhão.

Segundo a PF, durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Godofredo Viana, a 206 km de São Luís, e dois na capital. Em uma das casas, os policiais encontraram armas de fogo e 415 gramas de ouro avaliado em R$ 127.209,95.

A investigação da PF apontou que o fazendeiro preso, que é pai do ex-prefeito de Godofredo Viana, era o responsável por organizar o garimpo ilegal na região. Os garimpeiros, que trabalhavam em condições precárias, eram obrigados a pagar uma porcentagem do ouro extraído ao fazendeiro.

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, receptação qualificada, diversos crimes ambientais e usurpação de bens da União.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias