Home / Brasil

BRASIL

PF prende quadrilha que troca etiquetas de bagagens no aeroporto de SP

Funcionários terceirizados de empresas aéreas estão presos pela PF por tráfico internacional de drogas no aeroporto de SP.

Bagagens no aeroporto de Madri com as drogas apreendidas. Bagagens no aeroporto de Madri com as drogas apreendidas.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Iraúna para combater o tráfico internacional de drogas por meio de troca de bagagens em aeroportos. Em São Paulo, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária contra funcionários de empresas terceirizadas que trabalham dentro do aeroporto para as companhias aéreas.

A investigação aponta que o grupo criminoso inveja 40 kg de cocaína para a Alemanha através de troca de etiquetas de bagagens. Na ação, o grupo retira as etiquetas da bagagem despachada e as coloca em malas contendo drogas.

O grupo ainda se dividia da seguinte forma: alguns trocavam as etiquetas e tiravam fotos das malas, enquanto outro grupo fazia o transporte da bagagem do terminal doméstico para o internacional. A investigação começou em março deste ano, quando duas passageiras de Goiânia tiveram suas bagagens trocadas e foram presas por tráfico internacional de drogas em Frankfurt, na Alemanha, após o desembarque de um voo que havia saído do Brasil.

Segundo a PF, as passageiras negaram o crime de tráfico de drogas, mas ainda estão presas em Frankfurt. A polícia brasileira apontou uma série de provas que comprovam que não há envolvimento das brasileiras com o transporte ilegal, pois não correspondia ao padrão usual das chamadas “mulas do tráfico”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias