Home / Brasil

BRASIL

Polícia Civil investiga morte de adolescente indígena grávida em possível caso de feminicídio

Jovem de 13 anos teria sido vítima de abusos sexuais cometidos pelo companheiro de 16 anos

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Civil investiga morte de adolescente indígena grávida em possível caso de feminicídio

A Polícia Civil do Maranhão está conduzindo uma investigação sobre a morte trágica de uma jovem indígena de 13 anos, que estava grávida e acredita-se ter falecido devido a abusos sexuais cometidos por seu parceiro, um adolescente de 16 anos. A vítima, identificada como Maria Joelsa Matias Vaqueiro Guajajara, estava esperando seu terceiro filho.

As autoridades estão examinando se a causa da morte está relacionada aos abusos sexuais supostamente praticados pelo companheiro. A confirmação desses abusos será obtida por meio de uma autópsia. A principal linha de investigação é o feminicídio. O incidente ocorreu na aldeia indígena Casarão, localizada em Grajaú, Maranhão.

Durante as investigações, a polícia descobriu que a adolescente havia sido internada duas semanas antes e que a equipe médica havia encontrado indícios de abuso sexual. Segundo o delegado Daniel Antunes, a família afirmou que esses abusos já vinham ocorrendo por parte do companheiro.

"A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Grajaú, foi informada sobre a morte de uma jovem indígena de 13 anos, possivelmente devido a abusos sexuais, no hospital da cidade. Nossa equipe agiu prontamente, coletando informações no local. A vítima, uma menor de apenas 13 anos, estava grávida de dois meses e o suspeito do crime é seu próprio parceiro, também menor de 16 anos. Imediatamente, ouvimos os familiares, obtivemos os registros médicos e encaminhamos o corpo ao IML para determinar a causa precisa da morte, que ainda não está confirmada como sendo decorrente desses abusos, mas há uma forte suspeita. A menor já tinha um filho com esse outro menor de 16 anos, que é o agressor e possível autor, e estava grávida novamente dele. Mesmo durante a gravidez, ela era mantida em uma situação de abuso, conforme confirmado pela mãe e outros parentes da vítima indígena. O agressor já foi identificado e qualificado, e solicitamos sua internação e apreensão ao poder judiciário local. Assim que ele for capturado e detido por ordem judicial, a Polícia Civil fornecerá mais informações sobre o caso", declarou o delegado Daniel Antunes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias