Brasil

Políticos e suas assessorias desqualificadas

Redação DM

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 23:08 | Atualizado há 8 anos

Em um sé­cu­lo de avan­ços nos me­ca­nis­mos de in­for­ma­ção, pou­cos po­lí­ti­cos de fa­to sa­bem uti­li­zar as mí­di­as so­ci­ais. Nu­ma di­men­são mais am­pla, afir­mo que a mai­o­ria não sa­be uti­li­zar a co­mu­ni­ca­ção de uma for­ma in­te­li­gen­te. O in­te­res­san­te que mui­tos gas­tam com pu­bli­ci­da­de au­men­tan­do seu nu­me­ro de se­gui­do­res, in­ves­tem com pu­bli­ca­ções pa­gas nas re­des so­ci­ais, pa­gam pa­ra ser no­tí­cia em jor­nais, tu­do is­so em vão. Por­que em vão? Che­go ao pon­to im­por­tan­te!! Es­ti­ma-se que o in­tui­to dos mes­mos é cla­ra­men­te elei­to­ral. Cer­to? Por es­se mo­ti­vo tra­ba­lham com a in­ten­ção, ape­nas de se ele­ger. Há ca­so de al­guns que bus­cam fa­zer um marke­ting po­li­ti­co as vés­pe­ras das elei­ções, fa­zen­do en­tão ape­nas um marke­ting elei­to­ral, on­de in­fla­mam to­da mí­dia uti­li­zan­do de to­do di­nhei­ro, bus­can­do de cer­ta for­ma lu­di­bri­ar o elei­tor, a fim de con­ven­cê-lo den­tro do pe­rí­o­do elei­to­ral. Com­pre­en­do que a pes­soa que pre­ten­de êxi­to em um car­go pu­bli­co, de­ve tra­ba­lhar ao lon­go dos anos, de­sen­vol­ven­do tan­to co­nhe­ci­men­to téc­ni­cos quan­to pra­ti­co, de­mos­tran­do uma re­a­li­da­de pes­so­al que con­ven­ça de fa­to o elei­tor a res­pei­to de um tra­ba­lho ver­da­dei­ro. É im­por­tan­te co­nhe­cer as de­man­das da so­ci­e­da­de? Sim é! Mas de­ve co­nhe­cer ad­mi­nis­tra­ção pu­bli­ca e co­mo po­de­rá aten­der o ci­da­dão. Nes­se ca­so en­tra a im­por­tân­cia de ter uma equi­pe qua­li­fi­ca­da. Da mes­ma for­ma que vo­cê te­rá pes­so­as do es­ti­lo lí­der co­mu­ni­tá­rio que con­se­gue vo­tos pa­ra so­mar nu­ma elei­ção, é im­por­tan­te ter pro­fis­si­o­nais es­pe­cia­lis­tas nas áre­as ju­rí­di­cas e co­mu­ni­ca­ção. O mai­or er­ro co­me­ti­do prin­ci­pal­men­te por Ve­re­a­do­res e De­pu­ta­dos, que in­fla­mam seus ga­bi­ne­tes de as­ses­so­res, é que não ve­em a im­por­tân­cia de ter uma equi­pe qua­li­fi­ca­da, não sa­ben­do que es­ta me­di­da, é um pas­so pa­ra o fra­cas­so.  Per­gun­ta que dei­xo: Qua­is dos nos­sos atu­ais re­pre­sen­tan­tes, pos­su­em na sua as­ses­so­ria um ad­vo­ga­do que de fa­to exer­ça na for­mu­la­ção dos pro­je­tos? Um Jor­na­lis­ta que fa­ça o tra­ba­lho pa­ra le­var as in­for­ma­ções so­bre o Po­li­ti­co de for­ma a apro­xi­má-lo com a so­ci­e­da­de? Qual po­li­ti­co de fa­to, pos­sui em sua as­ses­so­ria, pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos pa­ra me­lhor aten­der a so­ci­e­da­de?

 

(Isac Ayres, jornalista, ba­cha­rel em Di­rei­to, te­ó­lo­go)


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