Cotidiano

Prefeitura de Goiânia inicia agendamentos de exames deixados fora da fila de regulação pela gestão anterior

Redação Diário da Manhã

Publicado em 2 de julho de 2025 às 10:05 | Atualizado há 2 dias

Foto: SMS - Saúde inicia agendamentos de exames deixados fora da fila de regulação: pasta encontrou 355 mil solicitações de exames laboratoriais e ultrassonografias deixadas sem andamento pela gestão anterior
Foto: SMS - Saúde inicia agendamentos de exames deixados fora da fila de regulação: pasta encontrou 355 mil solicitações de exames laboratoriais e ultrassonografias deixadas sem andamento pela gestão anterior

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), iniciou nesta semana o agendamento de exames eletivos deixados sem andamento pela gestão anterior. Segundo o titular da pasta, Luiz Pellizzer, cerca de 355 mil solicitações estavam fora da fila de regulação, apesar de não terem sido executadas.

“Nós encontramos essas solicitações em uma nuvem no sistema utilizado pelo Complexo Regulador Municipal, depois de recebermos a reclamação de uma paciente na Ouvidoria da pasta. Ela estava aguardando por uma ultrassonografia, mas a solicitação não estava na fila de regulação do exame”, afirmou Luiz Pellizzer.

“Nós investigamos a situação e solicitamos esclarecimentos à empresa responsável pelo sistema. Descobrimos cerca de 355 mil pedidos de exames, dos anos de 2022 e 2023 na mesma situação, muitos deles duplicados ou triplicados e sem nenhum andamento”, detalhou a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle, Paula dos Santos Pereira. “Acreditamos que as solicitações foram removidas da fila para serem executadas por algum tipo de programa, mas a iniciativa foi abandonada e os pacientes deixados sem resposta”, disse o secretário.

Segundo a SMS a maioria das solicitações é referente a exames laboratoriais e diversos tipos de ultrassonografias. A SMS solicitou à empresa responsável a exclusão das solicitações repetidas e o retorno imediato dos pacientes ao fluxo de regulação dos exames, o que ocasionou aumentos significativos nas filas de espera pelos procedimentos.

“As filas de ultrassonografias e exames laboratoriais tiveram um salto com o retorno desses pacientes. Hoje temos 122.906 pedidos nas filas de ultrassonografias e 11.400 solicitações de exames laboratoriais”, contou a superintendente. A pasta denunciou a situação ao Ministério Público e solicitará aos municípios que têm pactuação com a capital para a realização dos exames, a atualização das solicitações dos pacientes.

Agendamentos

“Nós já ampliamos em 60% o agendamento dos exames, para dar vazão às filas, e estamos em processo de contratação de novos prestadores. Por isso, solicitamos à população que mantenha o telefone de contato atualizado em seu cadastro e que atenda às ligações, mesmo que o número seja desconhecido, para confirmar os agendamentos”, recomendou o secretário.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias