Brasil

Primeira morte por metanol é registrado em Goiânia

Redação Online

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 09:44 | Atualizado há 9 meses

Um homem, 43 anos, morreu em Goiânia após apresentar sinais de intoxicação por uma substância tóxica. Exames apontam para possível contaminação por metanol, composto químico usado em produtos industriais e proibido em bebidas. A morte ocorreu no Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), onde o paciente estava internado em estado grave.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás informou que dez casos suspeitos foram notificados no estado. Quatro foram descartados após exames, cinco não se encaixaram nos critérios clínicos e apenas o caso da vítima segue em análise.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a principal suspeita é que o homem tenha ingerido bebida alcoólica adulterada com metanol, produto altamente tóxico e proibido para consumo humano.

O governo estadual intensificou a fiscalização em bares e comércios. Mais de 1,1 mil estabelecimentos foram vistoriados e cerca de 7,5 mil bebidas apresentaram irregularidades, como rótulos incompletos ou prazo vencido. Nenhuma amostra, até o momento, mostrou indícios de contaminação por metanol.

As autoridades alertam que o consumo de bebidas de origem desconhecida pode causar sintomas graves, como náuseas, visão turva e convulsões. Em casos mais sérios, a intoxicação pode levar à morte. O caso é investigado.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia