Brasil

Profissional da Celg escreve um livro de grande utilidade na área de projetos

Redação DM

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 22:16 | Atualizado há 10 anos

Planejar, organizar, dirigir e controlar – esses são os pilares que sustentam a administração como ciência que é. Planejar para a construção do futuro, organizar se faz necessário, pois sem isso esse futuro não será sustentável. Dirigir é o princípio administrativo que aponta o rumo. Por fim, o controle se torna fundamental como realimentação para informar ao planejamento se este necessita ser reavaliado.

O que materializa esses princípios administrativos são os projetos. E esses são a face visível das estratégias planejadas e concebidas pela imaginação. Sem os projetos, o planejamento se torna apenas um exercício. Com os projetos, planejar se torna uma arte. Vejamos alguns exemplos. A capital Brasília, um dia, foi uma ideia de planejamento que se tornou realidade a partir da materialização de inúmeros projetos. O mesmo se pode dizer da hoje muito visitada Dubai, nos Emirados Árabes. Dubai nasceu de uma estratégia de desenvolvimento para uma região que sabe que, um dia, a riqueza do petróleo vai acabar. Fiquemos nesses dois exemplos, que são suficientes para concluirmos que nada do que é feito para durar nasce sem o planejamento e os projetos que materializam o que foi antes imaginado.

Posto isso, vamos ao assunto que originou este artigo. Foi, com grande satisfação, que recebi do colega, amigo e bom profissional da Celg, Messias Reis, seu livro a respeito de uma das mais poderosas ferramentas em uso no momento para elaboração de projetos. Trata-se do MS Project da Microsoft.

Messias é um dos novos profissionais da empresa que respira novos ares condizentes com este mundo globalizado que vivemos.  Seu trabalho é o reflexo de quem tem paixão pelo que faz. Aliás, a paixão é, sem dúvida, a energia que leva um profissional como Messias a despender três anos de sua vida em prol daquilo que ele acredita.

Bacharel em computação, o MS Project 2016 do autor é o resultado de quem tem paciência e fôlego para ordenar um livro prático, didático e muito útil para que possamos entender e elaborar projetos. No mais, vão aqui meus cumprimentos ao colega pela obra, que  recomendo fortemente a sua leitura aos apaixonados como ele pelo importante assunto que é a elaboração de projetos.

 

(Salatiel Soares Correia, engenheiro, bacharel em Administração de Empresas, mestre em Planejamento Energético, autor, entre outras obras, do livro A Construção de Goiás)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia