Brasil

Quais celulares são compatíveis com PIX por aproximação?

Redação DM

Publicado em 28 de fevereiro de 2025 às 14:00 | Atualizado há 3 meses

O Pix por aproximação é um recurso que permite realizar pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, sem a necessidade de QR Code ou digitação de senha para transações de baixo valor. Para utilizá-lo, é necessário que o celular tenha a tecnologia NFC (Near Field Communication) e que o banco ofereça suporte ao serviço.

Para ativar o Pix por aproximação, o primeiro passo é verificar se o banco disponibiliza essa funcionalidade. Nem todas as instituições financeiras aderiram à tecnologia, por isso, é importante conferir no aplicativo ou no site do banco. Em seguida, é necessário ativar o NFC no smartphone. No Android, isso pode ser feito acessando as configurações, depois a seção de conexões e habilitando a opção de NFC e pagamentos sem contato. Nos iPhones, todos os modelos a partir do iPhone 7 já possuem NFC ativo automaticamente para pagamentos.

Após garantir que o NFC está ativado, o próximo passo é configurar o aplicativo do banco. No app, procure pela opção de Pix por aproximação e siga as instruções para ativação, que podem incluir autenticação biométrica ou senha. Para testar se a funcionalidade está ativa, basta tentar um pagamento em um estabelecimento que possua maquininhas compatíveis com NFC.

O Pix por aproximação é compatível apenas com celulares que possuem NFC. Entre os modelos Android compatíveis estão os dispositivos da linha Samsung Galaxy a partir do S7, como o S8, S9, S10, S20, S21, S22 e S23, além de modelos intermediários como o Galaxy A52, A72, A73 e M52. Aparelhos da Xiaomi como os da linha Mi 9, Mi 10, Mi 11, Mi 12, Poco F3, Poco X3 Pro e Poco X4 também são compatíveis. Entre os dispositivos da Motorola, os modelos Moto G100, Moto Edge 20, Edge 30 e Razr possuem suporte ao NFC. No caso da Apple, todos os iPhones a partir do iPhone 7, incluindo as séries iPhone 8, X, 11, 12, 13, 14 e 15, suportam pagamentos por aproximação

A segurança do Pix por aproximação é garantida pelo uso de criptografia, que protege os dados das transações e evita clonagem de informações. Além disso, para valores mais altos, os bancos podem exigir autenticação biométrica ou senha. Caso o celular seja perdido ou roubado, é possível desativar o recurso remotamente pelo internet banking ou pelo suporte da instituição financeira.

Essa funcionalidade oferece diversas vantagens, como rapidez nas transações, eliminação da necessidade de QR Codes e maior praticidade no dia a dia. Se o seu banco e o seu celular são compatíveis, vale a pena ativar e aproveitar esse novo meio de pagamento.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias