Brasil

Reag Investimentos anuncia venda de controle acionário para Arandu Partners

DM Redação

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 09:29 | Atualizado há 2 horas

Diego Felix – Folha Press

A Arandu Partners anunciou nesta terça-feira, 14, a aquisição de 87,3% da Reag Investimentos, posição que a garante como controladora da companhia. Em comunicado, a Arandu afirmou que a Reag Investimentos deixará o Grupo Reag e não está sob investigação da Polícia Federal dentro da operação Carbono Oculto, que revelou ligações do mercado de ações brasileiro com o crime organizado.

Neste cenário, a Reag Capital Holding, controladora original de todas as marcas do grupo, é a investigada pelas autoridades. Na semana passada, a companhia deixou a B3 após cancelamento do registro de emissor na categoria B (que emite valores mobiliários, exceto ações) aprovado pela CVM —a saída havia sido aprovada pelos sócios em setembro como parte de uma estratégia de “simplificação societária e de foco nos negócios”.

Pela negociação, foram adquiridos 123 milhões de ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal. O preço acordado prevê 60 parcelas mensais equivalentes a 5% da receita líquida da companhia. “A operação representa um movimento de renovação e fortalecimento da governança, com foco em transparência, ética e compromisso de longo prazo com nossos clientes”, disse a Arandu em comunicado.

À época da deflagração da Carbono Oculto, a Reag disse que recebeu com surpresa as informações que a envolviam em supostas irregularidades. Refutou qualquer atuação em estruturas de natureza ilegal e disse que operava em linha com as normas do mercado financeiro. Os fundos de investimentos apontados na operação e que estavam sob sua gestão, foram objeto de renúncia ou liquidação meses antes do caso se tornar público, segundo a companhia.

A conclusão do negócio ainda precisa passar por uma oferta pública de ações por alienação de controle, que será detalhada pela Arandu futuramente. Segundo a Reag, a Arandu é controlada por executivos da própria companhia, como Dario Graziato Tanure e Felipe Oppenheimer Pitanga Borges, CEO e presidente do conselho de administração, respectivamente. Borges assumiu o conselho recentemente, após a saída de Carlos Mansur na esteira dos desdobramentos da Carbono Oculto.

Em fato relevante, a Reag Investimentos afirma que Arandu vai manter a estratégia de manter uma holding gestora de recursos de terceiros que deve cancelar o registro de companhia aberta na bolsa. Além da operação envolvendo a Reag Investimentos, a Reag WM Gestora de Patrimônio Ltda. divulgou a compra da Reag Berkana Investimentos por Luiz Carlos Moreira Lima. Segundo o comunicado, a operação tem valor total de R$ 45 milhões.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia