Brasil

Rede estadual de Educação em Goiás é premiada como a melhor do país

DM Redação

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 09:03 | Atualizado há 60 minutos

Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representando o governador Ronaldo Caiado, durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira
Secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, representando o governador Ronaldo Caiado, durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira

A rede estadual de Educação em Goiás recebeu quatro prêmios e foi reconhecida como a melhor do país no Ensino Médio, durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada nesta terça-feira (12/08), no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. O Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca (Formosa) ficou entre as escolas de melhores resultados do Ensino Médio da região Centro-Oeste, e dois estudantes goianos — Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos — foram premiados pelas melhores redações do Enem na região.

O governador Ronaldo Caiado ressalta que não poupa esforços para garantir que Goiás continue a ofertar o melhor ensino público do país. “Com engajamento em modo contínuo, a rede estadual de educação trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio. Goiás tem a melhor educação do Brasil”. Criado pelo Ministério da Educação em 2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira tem como objetivo reconhecer ações exitosas de redes e escolas públicas em todo o país, estimulando a melhoria da qualidade do ensino, a permanência dos alunos e a promoção da equidade e inclusão. O prêmio é composto por troféu e R$ 500 mil em recursos.

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, participou da cerimônia representando o governador Ronaldo Caiado. Ela destacou que os resultados são fruto de investimentos consistentes e de políticas voltadas para o fortalecimento da aprendizagem. “Durante a gestão atual, criamos projetos para recuperar a aprendizagem e inserir Goiás no lugar que merece nacionalmente. Um governo que antecipa ações e previne prejuízos à educação colhe frutos hoje com esse reconhecimento”, afirmou.

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a premiação não busca promover competição, mas incentivar a troca de boas práticas. “O papel do MEC é de coordenador, de indutor financeiro e técnico das políticas nacionais, mas elas precisam ser construídas com os entes federados — estados, municípios, com o chão da escola, ouvindo professores, gestores e estudantes”, afirmou.

Rede estadual de Educação em Goiás é reconhecida como a melhor do país no Ensino Médio durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira

Municípios goianos comemoram
Sete municípios goianos também conquistaram importantes premiações: Damolândia (Educação Infantil – Maior Taxa de Cobertura em Creche – Municípios); Goianésia (Alfabetização – Melhor Resultado por Escolas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Escolas); Santa Bárbara de Goiás (Alfabetização – Melhor Resultado por Municípios); Santa Rita do Novo Destino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios); Rio Verde (Anos Finais do Ensino Fundamental – Melhores Resultados Escolas Municipais e Municípios); Goiandira (Educação em Tempo Integral – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios); e Itumbiara (Educação em Tempo Integral – Educação Infantil – Municípios).

Prefeito de Itumbiara, Dione Araújo afirmou que o prêmio é um reconhecimento do esforço do município em ofertar educação em tempo integral de qualidade para todas as crianças. “Implantamos uma política pública robusta, que já é respeitada pela sociedade e que agora começa a dar seus primeiros frutos nacionalmente”, declarou. Já o prefeito de Santa Rita do Novo Destino, Roberto João de Oliveira (Gaguinho), ressaltou o apoio do governo estadual, que destinou recursos financeiros para a melhoria da infraestrutura das unidades escolares municipais. “Essa é uma conquista muito importante para nós, pois mostra que estamos no caminho certo.”

O secretário municipal de Educação e Cultura de Goianésia, Noé Raimundo de Araújo, reconheceu que o regime de cooperação entre o município e o Estado, por meio do programa AlfaMais Goiás, foi fundamental para a conquista do prêmio. “Impõe uma responsabilidade ainda maior sobre o poder público, que agora precisa trabalhar para avançar ainda mais na qualidade do ensino ofertado.” Para a professora Luciene Moreira, do C. E. Professora Aurelice Gomes da Fonseca, de Formosa, o reconhecimento do MEC é um incentivo para toda a comunidade escolar. “No nosso colégio, o amor e o carinho são os dois ingredientes principais que nos movem.”

Segunda premiação em 2025
Essa é a segunda vez neste ano que a rede estadual de ensino é premiada pelo MEC. Em fevereiro, o Governo de Goiás e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) foram agraciados com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização pelas ações implementadas a partir do programa AlfaMais Goiás, executado desde 2021 por meio do regime de cooperação entre o Estado e os 246 municípios goianos.

Fotos: Seduc

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia