Romaria 2020 é cancelada por recomendação do Ministério Público de Goiás
Redação DM
Publicado em 27 de maio de 2020 às 18:52 | Atualizado há 5 anos
Nesta quarta-feira (27), a assessoria de imprensa do Santuário Brasílica do Divino Pai Eterno, divulgou a nota de cancelamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2020. Por recomendação do Ministério Público de Goiás o evento não acontecerá neste ano devido à pandemia nem mesmo pelos meios virtuais como havia sido anteriormente divulgado.
No último dia 15 de maio a AFIPE anunciou que a Festa de Trindade seria realizada na data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações, mas por meio de uma nota divulgada hoje (27), ficou determinado o cancelamento do evento.
“Recebemos
do Ministério Público do Estado de Goiás a Recomendação Nº 16/2020, feita pelo
Promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de
Trindade, Sr. Dr. Francisco Bandeira de Carvalho Melo, pelo cancelamento da
Romaria 2020”, dizia o documento.
De acordo com a assessoria de imprensa do Santuário localizado em Trindade mesmo com o anúncio de que a realização da Romaria seria somente pelos meios de comunicação, sem celebrações abertas para a participação dos fiéis, chegou ao conhecimento deles que romeiros de vários lugares do país continuavam a se preparar para fazer a peregrinação até a cidade.
Diante
desse cenário e das projeções de avanço do novo coronavírus, para o promotor de
Justiça, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, Francisco
Bandeira de Carvalho Melo, poderia haver aglomeração de pessoas com a
possibilidade de desobediência individual das recomendações, o que colocaria em
risco a saúde pública.
“Nesse sentido, mesmo com todos os cuidados planejados que seriam tomados pelos organizadores da Romaria e pelos órgãos competentes do Município de Trindade e do Estado de Goiás, concluímos que seria um grande risco aos romeiros e à população de modo geral”, dizia a nota.