Brasil

Servidor é preso em operação que investiga fraude na emissão de guias de gado

DM Redação

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 09:31 | Atualizado há 2 horas

Um servidor público foi preso em Luziânia durante a Operação Rastreio Falso, que investiga um esquema de fraude na emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs). A ação faz parte de uma série de operações da Polícia Civil de Goiás contra irregularidades no sistema de controle de gado no estado.

De acordo com as investigações, o servidor atuava na Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e inseria informações falsas no sistema estadual para encobrir movimentações fictícias de bovinos. Ele também usava comprovantes de vacinas falsos para liberar as guias de transporte.

As investigações também apontaram transferências de mais de R$ 100 mil entre o servidor e um corretor de gado investigado por participar do mesmo esquema. Esse corretor já havia sido preso na Operação Paper Ox, deflagrada em julho deste ano.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e medidas de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e contas bancárias dos envolvidos. As investigações contaram com apoio da Agrodefesa, que forneceu relatórios de auditoria usados como provas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia