Brasil

Sobre o projeto do vereador Djalma Araújo proibindo o uso de carroça

Redação DM

Publicado em 21 de abril de 2016 às 01:42 | Atualizado há 8 meses

Neste último sábado, como já havia ocorrido em outras vezes, tive o desprazer de ver novamente um cavalo puxando carroça em uma das vias movimentadas da Capital, transportando entulho. Não há dúvida de que é um tipo de transporte supérfluo e ultrapassado, porquanto, não se justifica o seu uso, principalmente nas zonas urbanos cheias de veículos automotores.

É repudiável mais porque o pobre animal irracional trabalha para o sustento do homem sob tortura o tempo todo, levando chicotadas do condutor e beneficiário do serviço. Portanto, é uma crueldade inaceitável praticada contra os indefesos animais utilizados naquele tipo de transporte, sejam eles da espécie cavalo, burro ou jumento.

Naquele momento, como sou contra qualquer tipo de maltrato aos animais, tive a ideia de que aquilo seria o tema para o meu próximo artigo, onde iria sugerir aos vereadores da Capital que apresentassem um projeto de lei proibindo aquele tipo de transporte, de carga ou de passageiros, no Município de Goiânia, como já existe em outras Capitais de diferentes Estados do País.

No entanto, no dia seguinte (domingo), coincidentemente, quando fui ler o Diário da Manhã, como o faço todos os dias, tive a satisfação de ver uma matéria, onde noticiava que o nosso vereador Djalma Araújo, que é, sem dúvida, um dos mais atuantes no Legislativo Municipal e reconhecido como defensor dos animais, é autor de de um projeto de lei que está tramitando na Câmara de Vereadores, proibindo, exatamente, o uso de veículo tração animal em Goiânia.

djalmaa

Agora, o que nos resta é cumprimentar o nobre vereador pela sua brilhante iniciativa, pois, além de demonstrar que é um legítimo defensor dos animais, ela, mais uma vez, se destaca com um trabalho deferente e de grande importância para os amantes dos animais. Resta-nos esperar também que os demais vereadores sigam este mesmo entendimento, a fim de que o projeto seja aprovado e, depois, sancionado pelo prefeito da Capital.

 

(João Francisco do Nascimento, advogado militante em Goiânia, OAB-GO 2544, e articulista do Diário da Manhã, e-mail: [email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia