Home / Brasil

Vandalismo

STF afasta Ibaneis Rocha por 90 dias do Governo do DF

Político é suspeito de não ter atuado com eficiência no combate aos atos de vandalismo em Brasília na tarde de domingo

Imagem ilustrativa da imagem STF afasta Ibaneis Rocha por 90 dias do Governo do DF

O Supremo Tribunal Federal (STF) afastou na madrugada de segunda-feira, 9, por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Ele é suspeito de ter atuado de forma omissiva na defesa da Ordem Pública no DF, onde estão situados os poderes da República. Constitucionalmente é função do Governo do Distrito Federal a guarda dos Poderes.

O governo do DF recebe anualmente um fundo federal robusto de cerca de R$ 15 bilhões para investir na Capital Federal, inclusive em Segurança Pública. O Governo do DF existe basicamente para isso mesmo: proteger e dar condições para que a União atue no DF. Existem suspeitas de que os atos de vandalismo ocorridos na tarde de domingo, 8, tenham acontecido com a omissão das forças policiais do Distrito Federal.

Mais cedo, o presidente Lula já tinha decretado intervenção nas Forças Policiais do Distrito Federal.

As suspeitas quanto a gestão de Ibaneis têm ainda o agravante do governador ter convidado para comandar a Segurança do DF o ex-ministro bolsonarista Anderson Torres assim que terminou o governo de Jair Bolsonaro.

Quem assume

Assumirá o cargo do político a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

Alexandre de Moraes, presidente do STF, diz em sua decisão que o governo de Ibaneis atuou com "descaso e conivência".

O STF diz que o ex-secretário de Ibaneis está sendo investigado de forma separada e que ele "só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha".

Goiás

Diferente do governador do DF, questionado pelo STF e poder Executivo, integrantes do Governo Federal elogiaram as ações coordenadas pelo governador Ronaldo Caiado, que atuou para impedir e restringir a circulação de criminosos que atuaram em Brasília.

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) elogiou em público a conduta do governador de Goiás, que, apesar de se recuperar de cirurgia no coração, tem atuado para impedir agravamento da crise.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias