Home / Brasil

BRASIL

Suspeitos de contrabandear mercúrio para abastecer garimpos na Amazônia são alvos de operação

Mais de R$ 1,1 bilhão foram sequestrados


		Suspeitos de contrabandear mercúrio para abastecer garimpos na Amazônia são alvos de operação
DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 01, uma Operação para apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro, em sete estados da Federação. Mais de R$ 1,1 bilhão foram sequestrados.

Segundo a PF, os crimes em apuração são relacionados ao contrabando e acobertamento de mercúrio, produto destinado ao abastecimento de garimpos em estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Rondônia e Pará). Essa é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história.

Estão sendo cumpridos, cinco mandados de prisão preventiva; nove mandados de prisão temporária e 49 mandados de busca em municípios nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia, incluindo residências, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração.

A operação engloba, ainda, a fiscalização de áreas de mineração pelo IBAMA, com a possibilidade de aplicação de multas, suspensão de atividades e embargos, assim como a apuração de condutas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a importação e comércio de mercúrio, recicladoras de resíduos e mineradoras de ouro com sedes em municípios nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Pará.

"O principal objetivo é eliminar um esquema criminoso de fraudes no Cadastro Técnico Federal (CTF), que é o sistema de controle de importação e comércio de mercúrio metálico, sob responsabilidade do IBAMA", afirma a PF.

As fraudes identificadas e investigadas têm como modus operandi o lançamento de dados falsos no sistema e a partir daí a comercialização de créditos virtuais fictícios que acobertam vendas e transporte de mercúrio real sem origem legal. Mais de duas toneladas de mercúrio comercializadas de forma criminosa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias