Brasil

Sustentabilidade econômica brasileira e alimentos para o mundo

Redação DM

Publicado em 26 de julho de 2016 às 22:07 | Atualizado há 10 anos

Na contramão da turbulência econômica o agronegócio soma em torno de 52, 5% das exportações brasileiras, com superávit na casa dos US$ 7,1 bilhões. O agronegócio é o setor responsável por mais de 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Fonte: Mapa-Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio.

Portanto, o maior setor produtivo brasileiro. O agronegócio é o pilar da balança comercial brasileira, contribuindo para que os números da economia não sejam os piores das últimas décadas.

Segundo as projeções da Organização Mundial para Agricultura e Alimentos (FAO), até 2030 o mundo precisará, para atender à demanda, produzir mais 34% de carne bovina, 47% de carne suína, 55% de carne de frango, 59% de açúcar, 19% de arroz, 29% de milho e 49% de soja, em relação ao que produz hoje.

Assumindo que o Brasil continuará ganhando participação de mercado como fornecedor, nosso crescimento será de 49% na carne bovina, 48% na carne suína, 77% na carne de frango, 65% no açúcar, 16% no arroz, 83% no milho e 98% na soja, comparando a produção de hoje com a projetada para 2030.

As exportações brasileiras, portanto, continuarão crescendo. Até 2030 o Brasil deverá exportar mais 81% de carne bovina, 56% de carne suína, 122% de carne de frango, 66% de açúcar, 15% de arroz, 108% de milho e 140% de soja, em relação ao que exporta hoje.

Outro dado otimista apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que o número de empregos está crescendo nas cidades onde as Cadeias do Agronegócios correspondem à boa parte do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do MTE. Já a safra nacional de grãos, deve crescer 6,7% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo percentual esperado para a safra de 2016.

Conhecer o agronegócio é fator indispensável aos gestores de diversas áreas de atuação, para que possam se destacar no mercado e para os que estão em busca de uma nova oportunidade.

A nova gestão do agronegócio envolve tomada de decisões que impactam toda a cadeia produtiva e exige interpretar riscos e lidar com a sustentabilidade de maneira criativa e inovadora. Este profissional deve ser focado no novo desafio do agronegócio que é o desenvolvimento sustentável, onde o negócio é economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável.

A nova gestão do agronegócio envolve tomada de decisões que impactam toda a cadeia produtiva e exige interpretar riscos e lidar com a sustentabilidade de maneira criativa e inovadora.

Será demandado um executivo mais estratégico, em termos de negociações com seus Stakeholderse, os executivos que as grandes empresas buscam são com um perfil mais empreendedor e focado em gestão estratégica, liderança comercial, criatividade e enorme capacidade de relacionamento para abertura de mercados.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária indica como fator que mais compromete o desenvolvimento do agronegócio a necessidade de capacitação profissional. Sendo: qualificação de produtores, gerentes e técnicos. Esta capacitação envolve aspectos de administração, produção, inovações tecnológicas, comercialização, certificação de qualidade de produtos, crédito rural e Desenvolvimento Sustentável, de acordo com as políticas públicas.

É claro que os desafios do Brasil no agronegócio ainda são muitos. Questões como logística, armazenagem, qualificação profissional, e políticas públicas precisam de melhorias. Um desses desafios é garantir a certificação dos produtos agropecuários segundo as normas nacionais e internacionais de saúde e sustentabilidade para o país continuar com o crescimento das exportações.

Apesar desses desafios o agronegócio continuará sendo o maior mercado produtivo brasileiro e projetando o Brasil a ser em poucos anos o maior produtor mundial de alimentos.

 

(Kelson Costa, coordenador e professor do MBA do Agronegócio e Agroindústria com ênfase em Sustentabilidade do Ipog)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia