Home / Brasil

BRASIL

Temporal no RS: 10 mortos e mais 21 desaparecidos

Fortes chuvas devastaram mais de 100 municípios no RS, destruindo casas, pontes e isolando pessoas e animais

— Foto: Reprodução/RBS TV — Foto: Reprodução/RBS TV

Um forte temporal no Rio Grande do Sul desde segunda-feira, 29, já resultou em 10 mortos e 21 desaparecidos, conforme informações da Defesa Civil. Mais de 100 municípios foram impactados pelos efeitos da chuva, que destruiu residências, pontes e causou quedas de árvores e encostas, deixando pessoas e animais isolados.

Na noite de terça-feira 30, o governo federal mobilizou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para realizar sobrevoos nas áreas afetadas, especialmente em Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária, em busca de indivíduos em situação de isolamento.

O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), durante uma transmissão ao vivo na tarde de terça-feira, comparou o cenário atual das chuvas ao ocorrido em novembro do ano anterior, destacando que, até o momento, os danos se assemelham a situações anteriores, onde as consequências foram menos severas.

As previsões meteorológicas apontam para a entrada de uma nova frente fria no estado, aumentando a probabilidade de chuvas fortes, granizo, ventos intensos e descargas elétricas em praticamente todas as regiões. Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para a possibilidade de microexplosões, um fenômeno localizado que pode causar danos significativos devido à sua intensidade concentrada e mudanças repentinas nas condições do vento.


		Temporal no RS: 10 mortos e  mais 21 desaparecidos
— Foto: Reprodução/RBS TV. — Foto: Reprodução/RBS TV

Até o momento, os registros apontam para 10 mortes, com o maior número de ocorrências em Paverama, Pantano Grande, Itaara, Santa Maria, Segredo, Encantado, Salvador do Sul e Santa Cruz do Sul. Além disso, 21 pessoas estão desaparecidas, com as regiões mais afetadas sendo a Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Central, Serra e Sul.

Mais vídeos:

  • BRASIL

    Vídeo mostra momento que mãe chuta cabeça da filha de três anos

    Chute foi gravado por câmeras de segurança e mostra a agressão da mãe, a qual não tem a guarda da filha que pertence ao pai da criança

    Publicado quarta-feira, 15 de maio de 2024 - 13:19

    / Atualizado quarta-feira, 15 de maio de 2024

  • BRASIL

    PRF aprende 100 mil maços de cigarros contrabandeado

    Dois homens são presos durante operação

    Publicado sexta-feira, 10 de maio de 2024 - 19:28

    / Atualizado sexta-feira, 10 de maio de 2024

  • BRASIL

    Vilmar determina que alimentos arrecadados no ‘Aparecida é Show’ sejam encaminhados ao RS

    Prefeito lidera mobilização na cidade com objetivo de arrecadar alimentos e encaminhá-los para as famílias que sofrem as consequências da maior enchente no RS

    Publicado segunda-feira, 06 de maio de 2024 - 18:43

    / Atualizado segunda-feira, 06 de maio de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias