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Teste: Ford F-150 2025 mantém seu ponto forte no motor Coyote V8 do Mustang

Redação Online

Publicado em 4 de junho de 2025 às 09:14 | Atualizado há 2 dias

A Ford F-150 estreou no Brasil no primeiro semestre de 2023 impressionando pelo seu tamanho e arrancando suspiros pela performance do motor Coyote V8 5.0, emprestado do muslce car Mustang. No ano passado a picape passou por atualização sutil no visual, recebendo novos faróis e grade dianteira, dentre outras mudanças.

Na linha 2025, a grandalhona norte-americana ganhou mais um plus nas mudanças. Contudo, é para o motor V8, agora com mais cavalos, que os olhos dos consumidores da picape grande ficam mais acesos.

Por aqui, a F-150, que é consumida em grande escala nos Estados Unidos, é vendida nas versões Lariat e Lariat Black, com o mesmo preço de R$ 550.000. As duas versões diferem apenas nos detalhes pretos e cromados.

O modelo 2025 manteve a luz diurna, compreendida desde os faróis principais até os faróis de neblina em formato de F – remetendo ao nome da marca. A grade recebe duas barras horizontais e o logo novo da Ford, com um design mais chapado e escrito em branco mais destacado, sendo que na Lariat Black o oval é em preto. Na traseira, as novas lanternas em LEDs seguem a identidade visual.

O DMAutos rodou na nova picape – versão Lariat – durante uma semana e a sensação de dirigir a picapone da Ford vai nas alturas. Transitar com ela no perímetro urbano requer alguns cuidados e muita paciência para encontrar um estacionamento na sua medida. Sua condução é tranquila, mas seu tamanho assusta. Na sua faixa de preço, a Ford F-150 briga com a Chevrolet Silverado e a Ram 1500, mas sai na frente no valor mais baixo.

A bruta da Ford inova também na tampa traseira multiacesso. A peça recebeu o sistema batizado de Pro Acess e agora é repartida. Ela pode ser aberta lateralmente ou da forma tradicional. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga muito mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque.

Medindo 5,90 metros no comprimento e 3,70 metros de entre-eixos, a Ford F-150 chama as atenções por onde passa e causa seguidos questionamentos sobre o motor V8, já consagrado no Mustang e perfeitamente adaptado na picape junto com a transmissão de 10 marchas com tração 4×4.

No geral, seu tamanho não chega a ser problema, uma vez que seus consumidores cativos usam a picape no seu maior tempo longe dos congestionados centros urbanos.

No interior, absurdamente grande, a F-150, tanto numa quanto noutra versão, traz tela multimídia de 12″ com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, com sistema de som assinado pela Bang & Olufsen, teto-solar panorâmico e Head-Up Display.

Na parte de segurança, oferece, dentre outros equipamentos indispensáveis, sistema ADAS, bem como câmeras de 360º, oito airbags e piloto automático adaptativo com stop & go.

O motor V8 5.0 aspirado rende 405 cv e 56,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 10 marchas com tração 4×4 com reduzida e opção automática. O motor de performance esportivo não poie ser considerado beberrão, a não ser em acelerações mais altas.

Oficialmente, o consumo de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, homologados pelo Inmetro, corresponde à realidade. Apesar de não ser uma picape de tamanho e motor convencionais, seu consumo não foge muito do de veículos menores.

Há sete modos de condução, que podem ser configurados em um botão giratório ao lado direito do volante. São eles: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar. Portanto, a há um tipo de condução para cada tipo de terreno.

O tanque tem capacidade para 136 litros e permite, segundo dados da Ford, uma autonomia acima dos 1.000 km na estrada. Nos modos de direção Normal e Eco a F-150 se revela uma estradeira de qualidades inquestionáveis, como no consumo e conforto.

O conjunto motor e câmbio se impõem pela força e potência, é suave e tem linearidade apesar do torque alto em baixas rotações. O ronco do V8 desperta uma vontade de sentar o pé no acelerador, ecoando nos ouvidos como um carro de corrida.  Se consumo alto não for preocupação e grana de sobra no bolso também não, as emoções ganham espaço.

Com o motor em alta rotação, a F-150 vira um bicho indomável. A suavidade e a leveza em rodagens comuns afastam a civilidade da picape.

A F-150, líder de vendas nos Estados Unidos há 47 anos consecutivos. As versões Lariat e Lariat Black, ambas topo de linha, são diferentes apenas no estilo de acabamento. A Lariat, de perfil mais clássico e elegante, vem com vários itens cromados. Já a Lariat Black, como diz o nome, traz peças em preto brilhante de apelo esportivo.

O estilo de uma versão e outra é exatamente para atender o gosto dos clientes que optam pelo visual mais tradicional e outro pelo esportivo.

Na linha 2025, design da F-150 ficou ainda mais moderno e robusto, seguindo o DNA da família de picapes da Ford. A nova frente, vertical e imponente, traz faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford. A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na versão Lariat e em preto brilhante na Lariat Black. Esse padrão se repete nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Os para-choques, por sua vez, são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black.

A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black. A troca do contorno e das letras cromadas pelo branco evita reflexos e aumenta a sua visibilidade. Pelo mesmo motivo, ele ganhou também uma superfície mais plana e fundo de cor sólida.

As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: um sensor de carga com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. Essas luzes, semelhantes a um medidor de bateria de celular, se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia. O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos.

O escapamento com ponteiras duplas é outro detalhe esportivo da versão Black. A nova F-150 é disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. Ela também pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como: santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.

O interior da F-150 ganhou novas cores e materiais de acabamento, além de um “head-up display” que projeta informações para o motorista no para-brisa. Esse recurso de segurança chama a atenção por ter a melhor definição de imagem da categoria.

O painel recebeu um novo formato que conecta o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12”, ampliando visualmente a cabine. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na versão Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black.

A iluminação externa 360 graus é um recurso exclusivo da picape, com luzes que podem ser acionadas por zona e oferecem grande versatilidade em diferentes situações. A manopla do câmbio rebatível, que permite transformar o console numa mesa de apoio, é outro item diferenciado.

A nova F-150 vem de série com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada, e tanque estendido de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km. Também é a única a oferecer cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, o que reforça a qualidade e a confiança no produto.

A F-150 também é a única com carroceria em aço e liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, 200 kg mais leve e com maior rigidez torcional. Seu engate de reboque, com capacidade de 3.492 kg, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.

As tecnologias de segurança da F-150 são as mais completas do mercado, contando com oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.

A central multimídia SYNC 4, de última geração, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e permite acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital.

A conectividade embarcada permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações over the air e reforça o pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas da marca, que inclui o app FordPass Connect, o agendamento de serviços online, o serviço leva e traz, o acompanhamento preventivo inteligente, o Guia 360 e o Ford Concierge.

A picape vem equipada ainda com câmera 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais, sistema de som premium da B&O com 14 alto-falantes, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110 V.

Ford F-150 V8 – Ficha técnica

Motor: dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em “V”, 32 válvulas, 5.037 cm3, comando de válvulas no cabeçote (duplo em cada bancada), com variador na admissão e escape, injeção direta e indireta, gasolina
Potência e torque: 405 cv a 6.000 rpm / 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Transmissão: automática de 10 marchas; tração 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro
Suspensão: independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira; rodas de 20″ com pneus 275/60
Dimensões: Comprimento (5.907 mm), Entre-eixos (3.694 mm), Largura (2.089 mm), Altura  (1.958 mm)
Peso: 2.387 kg em ordem de marcha
Capacidade de carga: 834 kg
Caçamba: 1.495 litros
Tanque: 136 litros
Aceleração: 0 a 60 km/h: 3,8 s; 0 a 80 km/h: 5,4 s; 0 a 100 km/h: 7,3 s
Retomada: 0 a 60 km/h: 3,8 s; 0 a 80 km/h: 5,4 s; 0 a 100 km/h: 7,3 s
Consumo de combustível (Oficial): cidade: 6,2 km/litro; estrada: 8,3 km/litro (gasolina)


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