Três técnicos de internet são mortos a tiros no Subúrbio Ferroviário de Salvador
Aline Drumond - Estágio DM
Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 16:13 | Atualizado há 7 meses
Ricardo, Jackson e Patrick foram executados por não pagar “pedágio” exigido pelo Comando Vermelho | Foto: Reprodução/Instagram
Os três trabalhadores da empresa Planet Internet assassinados na noite da última terça-feira (16), no bairro Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, já foram identificados. As vítimas são Ricardo Antônio da Silva Souza, 44 anos, Jackson Santos Macedo, 41, e Patrick Vinícius dos Santos Horta, 28.
Segundo as investigações iniciais, integrantes de uma facção criminosa que atua na região mataram os técnicos. A principal linha de apuração aponta que o crime está relacionado à cobrança de uma espécie de “pedágio” do provedor de internet. A negativa ou atraso no pagamento teria motivado o triplo homicídio.
Os corpos foram encontrados em via pública com diversas marcas de disparos de arma de fogo. As vítimas tinham mãos e pés amarrados e usavam os uniformes da empresa no momento do sequestro. De acordo com a polícia, os três técnicos foram submetidos a tortura antes de serem executados.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os trabalhadores horas antes do crime, durante um plantão. As imagens foram gravadas na Avenida Aliomar Baleeiro, conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, no bairro de Nova Brasília, onde fica a sede da empresa. No vídeo, os técnicos aparecem ao lado de colegas pouco antes de iniciarem as atividades.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou inquérito para investigar o triplo homicídio. A Polícia Civil expediu guias para perícia e para a remoção dos corpos. Além disso, investiga os responsáveis e apura a motivação do crime..
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) se solidarizou com familiares e amigos das vítimas. A pasta informou que as polícias Militar e Civil intensificaram as ações ainda na noite de terça-feira e na madrugada de quarta-feira (17). A SSP reforçou o policiamento na região e pediu apoio da população. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia, no número 181.
Após o crime, colegas e familiares realizaram uma manifestação em frente à sede da SSP/BA, cobrando justiça e mais segurança para os trabalhadores da região.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________