Uber adota novas exigências para carros das categorias Black e Comfort
Gabriel Maia - Estágio DM
Publicado em 15 de outubro de 2025 às 10:48 | Atualizado há 45 minutos
Empresa de carros por aplicativo Uber anunciou recentemente que em janeiro de 2026 entrará em vigor novas exigências para veículos cadastrados nas categorias Black e Comfort. As modificações fazem parte da estratégia da plataforma para elevar o nível de conforto e tecnologia das viagens consideradas premium.
De acordo com a empresa, essa atualização é resultado de pesquisas internas de satisfação e de estudos sobre o comportamento dos usuários, que indicam a necessidade de tornar a frota mais alinhada às expectativas de clientes que buscam um serviço diferenciado.
Alguns modelos deixaram o Uber Black
A partir de 5 de janeiro de 2016, sete modelos de veículos serão excluídos da categoria Black, independente do ano de fabricação do carro. São eles:
Caoa Chery Tiggo 3x
Citroen Basalto
Hyundai Kona Híbrido
JAC Motors J3 Turim
JAC Motors iEV40
Peugeot e-2008
Renault Kardin
A companhia também informou que haverá um novo critério para o ano mínimo de fabricação dos carros do Black, embora os detalhes ainda não tenham sido informados.
Mudanças na categoria Comfort
No Uber Comfort a alteração será mais pontual. O Renault Logan deixará de ser aceito a partir de 6 de julho de 2026. Até lá, os motoristas que utilizam o modelo poderão continuar operando normalmente.
Reações e Impactos
Eduardo Nascimento, 42 anos, motorista do Uber Black em Goiânia, diz que foi pego de surpresa com a exclusão do Peugeot e-2008 da categoria premium. “Comprei esse carro justamente para manter no Black e oferecer mais conforto aos passageiros. É elétrico, moderno e sempre recebi elogios. Agora, com a mudança, fico sem saber o que fazer, de repente, tudo muda” lamenta.
Tatiane Moura, 35 anos, motorista do Uber Comfort em Goiânia, também será afetada com a retirada do Renault Logan da lista de veículos. “Rodo com esse carro desde 2020 e ele é meu sustento. Não é luxo, mas sempre cumpriu o papel. A Uber fala em modernização, só que nem todo motorista tem dinheiro para tocar de carro. Essa regra nova pesa muito pra quem depende do aplicativo” afirma.