Home / Brasil

BRASIL

UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos

Questionário da UnB gera constrangimento ao incluir perguntas sobre vida sexual e relações familiares, levantando questões sobre privacidade

– Foto: Reprodução – Foto: Reprodução

Um questionário de 30 perguntas exigido pela Universidade de Brasília (UnB) para garantir uma vaga na Casa do Estudante Universitário chamou a atenção dos alunos, incluindo questões sobre satisfação sexual que para os alunos, viola o direito a privacidade.

O formulário, que também aborda capacidade para atividades diárias e relações familiares, foi preenchido até 22 de dezembro de 2023, com resultados divulgados em janeiro de 2024.

UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos
UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos UnB cria questionário que aborda informações sexuais dos alunos

Além de questionar a satisfação sexual dos estudantes, o formulário com 10 páginas, também aborda outros aspectos íntimos e pessoais. Entre as perguntas, os alunos tinham que avaliar sua capacidade para desempenhar tarefas do dia a dia e do trabalho, bem como suas relações com os pais e amigos.

O questionário, considerado oficial pela instituição, gerou preocupação entre os estudantes, que optaram por manter suas identidades em sigilo por receio de possíveis retaliações.

Os resultados, divulgados em janeiro de 2024, forneceram uma visão detalhada das questões abordadas e das respostas dos alunos frente a esse questionário.

Para os alunos não foi explicado pela UnB qual a necesidade da aplicação dessas respostas como informações pessoais, na utilização acadêmica da instituição para avaliação do graduando, nem onde seria útil a violação da privacidade de forma quantitativa na admissão do aluno a Casa do Estudante Universitário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias