Home / Brasil

FEBRE AMARELA

Vacina contra febre amarela: como é administrada?

A vacina contra febre amarela é eficaz em mais de 99% dos casos

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra febre amarela: como é administrada?

A vacina contra febre amarela é uma medida eficaz para proteger as pessoas contra a febre amarela, uma doença grave que pode ser fatal. A vacina é administrada por via subcutânea, o que significa que é injetada sob a pele.

A injeção é geralmente feita na região do deltóide, na parte superior do braço. Essa região é o local preferido para a administração da vacina, pois é fácil de encontrar e tem pouco tecido adiposo, o que facilita a absorção da vacina.

A vacina também pode ser administrada no quadrante superior externo da região do glúteo. Essa região é menos comumente utilizada, mas pode ser uma opção para pessoas que tenham dificuldade de alcançar a região do deltóide.

A vacina contra febre amarela é uma vacina viva atenuada, o que significa que o vírus da febre amarela é enfraquecido para que não cause doença. A vacina estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus, que protegem o corpo contra a infecção.

A vacina contra febre amarela é geralmente segura. Os efeitos colaterais mais comuns são leves e incluem dor no local da injeção, febre, dor de cabeça e mal-estar. Em casos raros, a vacina pode causar reações alérgicas graves.

A vacina contra febre amarela é eficaz em mais de 99% dos casos. A vacina é eficaz após 10 dias da aplicação. Se você estiver planejando viajar para uma área onde a febre amarela é endêmica, é importante tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

A vacina contra febre amarela está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da rede pública de todo o Brasil. Você também pode encontrar a vacina em clínicas privadas.

Para quem é indicada a vacina contra febre amarela?

A vacina contra febre amarela é recomendada para todas as pessoas a partir de 9 meses de idade que vivem ou viajam para áreas onde a febre amarela é endêmica. Essas áreas incluem:

A maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil, a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Equador, a Guiana, o Suriname e a Bolívia. Partes da África, incluindo a Nigéria, a Guiné, o Congo, o Quênia, a Tanzânia e a Uganda. Partes da Ásia, incluindo a Indonésia, a Malásia, a Tailândia e a Índia.

Quando deve ser tomada a vacina contra febre amarela?

A vacina contra febre amarela é eficaz após 10 dias da aplicação. Se você estiver planejando viajar para uma área onde a febre amarela é endêmica, é importante tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

Como se proteger da febre amarela?

Além da vacina, é importante tomar medidas para se proteger da febre amarela, como:

Usar repelente de insetos; Usar roupas que cubram a maior parte da pele; Evitar ficar ao ar livre durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias