Home / Cidades

CIDADES

Goinfra redobra rigor em análise de contratos com empreiteiras

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) questionam a execução de um contrato da empresa Terra Forte Ltda que abrange trecho de pavimentação no Entorno do Distrito Federal.

A pavimentação em análise foi construída entre o município de Mimoso e Água Fria de Goiás.

Um dos questionamentos sobre a obra suspeita é o valor: para a conclusão do trecho, o contrato seria inicialmente estipulado no valor de R$ 56 milhões. Ocorre que na gestão passada ele chegou a R$ 65 milhões antes mesmo da conclusão.

A reportagem do DM tentou contato com a empresa responsável pela obra para publicar sua versão, mas até agora não recebeu retorno.

Outro questionamento se refere à qualidade da obra, considerada crítica por especialistas da Goinfra e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A empresa responsável pelo objeto de processo administrativo da Goinfra foi citada na Operação Decantação, que chegou a pedir a prisão do tucano e ex-governador Zé Eliton (PSDB).

Conforme reportagem do “Jornal Opção”, o rigor no cumprimento de contratos, motivado pelo governador Ronaldo Caiado, teria assustado os empresários com pendências e que antes conseguiam usufruir das amizades com os poderosos. “Caiado adotou um modelo de gestão que impõe rigor no cumprimento de contratos para obras públicas. Mas nem sempre isso é visto com bons olhos por empreiteiras, que acusam o Estado de perseguição quando é exigido transparência com o recurso público”, diz reportagem.

Conforme relatou o juiz Rafael Ângelo Slomp, da 11.ª Vara Federal de Goiânia, existe a suspeita de que um dos donos da Terra Forte tivesse algum relacionamento além do contratual com o então governador Eliton: “O dinheiro repassado por José Eliton diretamente da SSP/GO para pagamento das empresas de Carlos Eduardo retornaram ao primeiro, a título de propina, através de doações eleitorais para campanha do PSDB e de Marconi Perillo, inclusive na forma de empréstimo da aeronave”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias