Cidades

Operações no terminal provisório Isidória devem começar em 15 dias

Após entrega da obra pela Seinfra, CMTC e SMT farão as adaptações para a transferência das linhas.O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, concede entrevista coletiva na segunda-feira, 19/8, às 8h30, sobre a entrega da, obra

diario da manha

A Prefeitura de Goiânia entrega neste fim de semana as obras de construção do terminal provisório Isidória, na Alameda João Elias da Silva Caldas, pouco abaixo de onde funciona atualmente. O local possui 172 m de comprimento, 6 m de largura, com cobertura em estrutura metálica em balanço com pé direito de 8 m e capacidade para receber 10 ônibus simultaneamente. Além das plataformas de embarque e desembarque, no espaço provisório também foram construídas as cabines de bilheterias, sanitários e o prédio da administração. O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, concede entrevista coletiva na segunda-feira, 19/8, às 8h30, sobre a entrega da obra.

Após a entrega da obra pela Seinfra, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) espera iniciar a operação em 15 dias. A estimativa é feita para o desenvolvimento de outras etapas que precisam ser executadas no terminal. Parte das ações é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) e outra do consórcio RedeMob. A SMT fará sinalização adequada no local e o consórcio a instalação de equipamentos.

De acordo com o diretor Técnico da CMTC, Murilo Ulhôa, serão instaladas as catracas, sistema de bilhetagem, equipamentos de segurança e de comunicação interna com o usuário (sistema para rádio e TV). Com esses últimos acertos, a operação poderá ser transferida. “Temos neste terminal 19 linhas (11 nascem no terminal e 8 passam pelas plataformas) e 64 mil passageiros diários. Vamos receber o usuário com toda a estrutura pronta e com ele bem informado sobre as mudanças, vamos fazer uma divulgação ampla”, afirma o diretor.

Novo Terminal Isidória

O terminal provisório fica na Alameda João Elias da Silva Caldas, também no Setor Pedro Ludovico,  terá capacidade para receber 10 ônibus simultaneamente e para o passageiro que faz uso do terminal não haverá muitas mudanças técnicas, visto que nos trajetos das linhas a única alteração ficou para a chegada e saída da frota. As 19 linhas desse terminal passam pelas avenidas T-63, 1ª Radial, 2ª Radial, 3ª Radial e 4ª Radial.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, “o funcionamento das linhas no espaço provisório foi minuciosamente estudado, não só pelas empresas que operam as linhas, como também pela CMTC, SMT e Metrobus, a fim de prevenir quaisquer problemas, quando os serviços forem transferidos”, informa.

Dolzonan explica ainda que, finalizada a transferência das linhas, o terminal atual será demolido para o início das obras de construção de uma estação moderna e remodelada, atendendo ao projeto do BRT, que sairá da Rua 90 e entrará diretamente na estação para o embarque e desembarque dos passageiros. A construção, de 16.500 m², conta com orçamento na ordem de R$ 12 milhões, já incluindo as obras do provisório, e tem prazo de 12 meses para ser concluída.“Mais uma etapa do BRT vencida, começaremos a construir a estação do Isidória, com a mesma seriedade e responsabilidade da gestão e em 12 meses entregaremos um sistema de transporte público que vai trazer muito mais conforto para o usuário”, diz.

Linhas que nascem no terminal Isidória

002 – Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária

014 – Pq. Atheneu / Campinas

183 – T. Isidória / Vila Sul

185 – T. Isidória / Avenida E / PUC

198 – T. Isidória / Vl. Alto da Glória / Jd. Vitória

203 – T. Isidória / Av. W – 5 / Santa Luzia

565 – T. Isidória / Jd. dos Buritis – Via BR – 153

568 – T. Isidória / Res. Pq. Flamboyant / Jd. Bela Vista

650 – Circular Sul – Via BR – 153

651 – Circular Sul – Via Veiga Jd.

934 – T. Isidória / Paço Municipal / T. Novo Mundo / Recanto das Minas Gerais

 Linhas que passam pelo terminal Isidória

6 – T. Veiga Jd. / Zoroastro / Centro

7 – T. Vl. Brasília / Centro / Rodoviária

9 – T. Pe. Pelágio / Av. Castelo Branco / T. Isidória

15 – T. Pç. A / Flamboyant – Via T. Isidória

20 – T. Garavelo / T. Bíblia – Via T. Isidória

25 – T. Bandeiras / T – 63 / T. Isidória

612 – Direto / T. Garavelo / T. Bíblia

616 – Direto / T. Veiga Jd. / T. Isidória – Via T. Cruzeiro

Comentários

Mais de Cidades

29 de julho de 2019 as 16:33

Nota de Falecimento

15 de maio de 2019 as 15:55

16°CRPM EM AÇÃO

15 de maio de 2019 as 15:53

CPC EM AÇÃO