Home / Cidades

CIDADES

Gêmeas siamesas deixam o hospital, em Goiânia

Na manhã de hoje, 9, as gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen deixaram o Hospital Materno Infantil, onde estavam internada, na capital. Já se alimentando de leite especial, estão em um bom estado de saúde e vão passar os próximos dias em uma casa de apoio.

Laura e Laís nasceram no dia 15 de agosto na Bahia e, no dia seguinte, foram transferidas para Goiânia. Elas compartilham fígado, bexiga e intestino. A mãe delas, Liliane Silva dos Santos de 35 anos, precisou ficar internada e, desde então, as irmãs são acompanhadas por uma tia.

“A sensação é de medo e ansiedade, mas estou confiante que vou dar conta. Elas estão bem e estou doida para voltar para a Bahia para apresentar elas para a família, eles não veem a hora de conhecer as duas”, contou a tia, Lina Soares.

A mãe das siamesas deve chegar a Goiânia ainda esta semana. A família vai ficar em um abrigo, que foi preparado especialmente para receber as gêmeas. “Estamos aguardando a chegada da mãe e vamos ver quais medidas podem ser tomadas, porque elas ainda precisam de cuidados, serem vacinadas antes de viajar”, disse o médico Zacharias Calil, que acompanha o caso.

Explicou que as meninas precisam de um leite especial e que as duas precisarão de vários cuidados. Sobre a cirurgia de separação, a previsão é que seja realizada daqui um ano.

“Elas estão bem, mamam 40 ml de leite cada uma a cada três horas. Sobre a cirurgia, ainda é preciso esperar, porque elas ainda precisam colocar expansores de silicone aos oito meses para criar pele”, completou.

A família, segundo o Corpo de Bombeiros, reside em Piraí do Norte, na Bahia e devem ficar em Goiânia até o processo de separação das bebês seja totalmente concluído.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias