Home / Cidades

CIDADES

Campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (7/10), a Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SESGO), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, iniciará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Este ano, em Goiás, foram confirmados quatro casos da doença.

A campanha será realizada em duas etapas, a primeira de forma seletiva para crianças de seis meses a menores de cinco anos a partir do próximo dia 7 até o dia 29. A segunda fase será para jovens adultos de 20 a 29 anos.

O dia “D” de mobilização nacional será realizado em 19 de outubro. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirma que atualmente a cobertura vacinal de crianças com um ano de idade no Estado é de 84,25%.

“Nós temos uma cobertura vacinal baixa em todo o Estado, no Brasil essa taxa está ainda mais baixa. Nossa meta é vacinar pelo menos 95% da pessoas dos grupos prioritários”, destaca o secretário.

De acordo com ele, a vacina é extremamente segura e esse movimento que existe de desestímulo da vacinação não é algo que beneficia a saúde e, sim, uma grande irresponsabilidade que impacta a sociedade com a proliferação dos vírus.

Segundo a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Clarice Carvalho dos Santos, as crianças estão na primeira etapa devido à elevada incidência da doença nesta faixa etária nos surtos registrados em 2019 em outros Estados.

Ela afirma que crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo será em novembro

Clarice ressalta que nesta fase os pais e responsáveis têm um papel importante no processo de controle da doença. “Eles devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, explica.

A segunda fase da campanha será do dia 18 ao dia 30 de novembro. Jovens e adultos de 20 a 29 anos que tenham a caderneta de vacinação incompleta ou ainda não sejam imunizados serão vacinados.

O dia “D” de mobilização nacional para esse grupo será no dia 30 de novembro. Nas duas fases, os postos de vacinação funcionarão das 7h às 17h, com a participação de 1.800 pessoas. São mais de 900 postos espalhados entre 246 municípios, em Goiás.

A SESGO já recebeu as 80 mil doses da vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) para serem aplicadas na primeira fase da campanha. Neste ano foram confirmados 4.507 casos de sarampo em 19 Estados brasileiros.

No Brasil, quatro óbitos por sarampo foram confirmados, sendo três no estado de São Paulo e um Pernambuco. Todos sem histórico de vacinação. Ao todo já foram notificados 127 casos suspeitos da doença em 37 municípios goianos.

“Goiás têm quatro casos confirmados. Não podemos subestimar o pequeno número de casos, pois isso significa que o vírus está ativo e está sendo transmitido. Essa é uma responsabilidade do poder público e da população, que deve procurar as unidades de saúde e manter o cartão de vacinação atualizado”, destaca Ismael Alexandrino.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias