Home / Cidades

CIDADES

Uma das ursas mais velhas do mundo morre no Zoológico de Goiânia

Lucy, uma das ursas pardas mais velhas do mundo, morreu nesta terça feira (1), com cerca de 42 anos, no Zoológico de Goiânia. A ursa chegou adulta no zoológico em 1983, de acordo com o supervisor geral do local, o veterinário Raphael Cupertino.

A ursa-parda viveu 17 anos a mais do que a estimativa de vida da sua espécie. Ela é o animal, por registro, que mais viveu sob cuidados humanos no mundo. “É o exemplar de maior longevidade sob cuidados humanos no mundo que temos registro”, comentou o supervisor.

A morte de Lucy foi anunciada por meio das redes sociais oficiais do Zoológico, que lamentaram a perda e contaram a história da ursa no zoológico.

“Infelizmente informamos que após muitos anos de companheirismo e quase 40 anos de histórias neste Zoo, Lucy veio a óbito na manhã do dia 01/10/2019. Difícil trabalhar com a vida, mas mais difícil ainda lidar com a morte daqueles que amamos”, traz o post do Instagram.

Lucy era a única fêmea da espécie no local, segundo o supervisor geral.O veterinário informou que a idade trouxe vários problemas de saúde ao animal que pesava cerca de 150 kg.

“Como já esperado, a idade trouxe vários fatores que debilitavam sua saúde, como artrose, pneumonias, problemas renais e cardíacos, dentre outras complicações. A equipe técnica sempre esteve à disposição e atenta durante todo o tempo para prestar suporte e intervenções médicas quando Lucy necessitou”, comentou.

Lucy eternizada

Com o falecimento do animal, a direção do Zoológico de Goiânia contatou algumas universidades do país para tentar fazer o empalhamento da ursa, a chamada taxidermia. A intenção é coloca-la na exposição do Museu do Zoológico de Goiânia.

Fizemos todos os procedimentos corretos na autópsia e estamos tentando a taxidermia dela para que ela fique em exposição no nosso museu”, afirmou o supervisor geral.

Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias