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CMTC apresenta novo sistema de bilhete eletrônico

Mais tecnológico, o novo modelo vai facilitar o acesso ao serviço do transporte coletivo e garantir mais segurança aos usuários. O presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado da Costa convida a imprensa para acompanhar o lançamento do novo modelo de bilhetagem eletrônica, considerado como a melhor tecnologia para o serviço. O novo modelo já está em operação em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos últimos anos, a evolução tecnológica modificou a forma como as pessoas lidam com o dinheiro no dia a dia. As tradicionais cédulas de papel perdem cada vez mais espaço para os meios de pagamento mais modernos, como cartões de débito e crédito e transações digitais. Acompanhando esta nova realidade, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) apresenta na terça-feira, dia 26, o novo sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). É uma reformulação completa de seu sistema de bilhetagem eletrônica, que trará muito mais comodidade e praticidade aos usuários. Os novos meios de pagamento para utilização dos ônibus contemplam diferentes modelos e facilitam a aquisição da passagem, além de garantir mais segurança aos usuários.

A apresentação oficial será na próxima terça-feira na sede da CMTC, no Setor Leste Universitário, às 10horas. O evento contará com as presenças do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dos prefeitos das cidades que integram a RMTC, representantes das empresas concessionárias Cootego, HP Transportes, Rápido Araguaia, Viação Reunidas e a estatal Metrobus.

Wi-fi e uso de cartão de crédito e débito

Com financiamento e implementação gradual realizada pelo RedeMob Consórcio, o novo sistema de bilhetagem terá funcionalidades como biometria facial, pagamento por QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo. A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa.

A nova tecnologia foi escolhida a partir de estudos de mercado com as principais empresas do setor, que apontaram a Prodata como fornecedora do melhor conjunto de recursos disponíveis no Brasil atualmente. A Prodata é líder de mercado na América do Sul e está presente em 240 cidades, entre elas nove capitais brasileiras. Além de deixar as viagens mais agradáveis e o sistema de transporte mais prático e seguro, a nova bilhetagem vai permitir a flexibilização tarifária por tipo de dia, horário ou linha, e possibilitar maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.

A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. Todas as etapas do processo serão executadas de forma a minimizar o impacto durante o período de transição de forma a esclarecer para os usuários todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.

Satisfação do usuário

A substituição do atual sistema de bilhetagem eletrônica é um consenso entre todas as instituições e empresas que fazem parte da RMTC. Pioneiro no Brasil, o sistema de Goiânia atual utiliza tecnologia francesa e está com mais de 22 anos de operação ininterrupta e dará lugar agora a um novo modelo que aproveita todas as potencialidades dos novos recursos tecnológicos. “A proposta é facilitar sempre o acesso do usuário ao transporte. Oferecer ferramentas que aperfeiçoem essa experiência e que dão mais segurança na utilização de dados, é melhorar o serviço para que ele se torne cada vez mais atrativo”, diz Benjamin Kennedy Machado da Costa.

Serviço:
Apresentação oficial do novo sistema de bilhetagem eletrônica da RMTC
Data: 26/11/2019 (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: Sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC)
1ª Avenida, número 486, Setor Leste Universitário

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