Home / Cidades

CIDADES

Feira para PCD 1ª Mobility & Show chega a Goiânia

O maior evento do Brasil para pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida, “Mobility & Show”, chega a Goiânia em sua primeira edição, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, no Parque Agropecuário de Goiânia. O Objetivo da feira é levar acessibilidade e informações as pessoas com alguma deficiência física, visual, auditiva, cognitiva ou múltipla seja ela de nascimento, adquirida em traumas ou por idade avançada, acidentes de trânsito, violência urbana e outros. Além de familiares, cuidadores e profissionais da área. A entrada e todo atendimento são gratuitos.

Experiências de realidade virtual, exposição de aparelhos de inteligência artificial e muitas novidades estarão na feira

Hoje, 23,9% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em Goiás, por exemplo, cerca de 9 mil pessoas são ligadas a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO), uma das parceiras do evento. Em Goiânia e região metropolitana são mais de 700 mil pessoas com deficiência. Pensando nisso, a Mobility Goiás oferece atendimento gratuito sobre compra de carros 0 km com isenção de impostos, novidades em tecnologias assistivas e legislação para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e familiares.

Além disso, um dos outros atrativos da Mobility Goiás 2019 é a exposição de veículos 0 km com isenção de impostos e o test-drive desses carros, em sua maioria com adaptação. Segundo a Lei nº 8989, a isenção de impostos pode ser de IPI, IOF, ICMS e IPVA, isso em carros 0km que custem até R$ 70 mil. Somente no ano passado foram vendidos no Brasil 265 mil veículos com isenção de impostos. Neste ano, de janeiro a agosto, já se obteve um aumento de mais de 30% em relação ao ano passado nessas vendas.

A feira inclui também aquelas pessoas que não possuem condições de dirigir, mas que desejam adquirir um carro 0km com isenção, para que alguém dirija para elas. Todas essas informações e documentações para aquisição serão oferecidas gratuitamente na feira. São esperadas de 3 a 5 mil pessoas no evento.

Acessibilidade

O evento oferecerá ainda uma programação com palestras e discussões sobre os direitos das PcDs e alternativas para melhorar a qualidade de vida, opções para vagas de emprego e profissionalização em diversas áreas, atividades esportivas para crianças e adultos, exibição de tecnologias assistivas, equipamentos, produtos, serviços, praça de alimentação e shows. Cadeiras de rodas que deixam usuários em pé, óculos que permitem cegos voltar a ler, carros com adaptação para cadeirantes e outros produtos serão apresentados.

Como surgiu

Mobility & Show surgiu em São Paulo há 5 anos no autódromo de Interlagos. Na época, 3 mil visitantes e quase mil test-drives com carros adaptados em pista. As edições mais recentes na capital paulista estão sendo realizadas no Campo de Marte, recebendo cerca de 10 mil pessoas e realizando mais de 2.500 test-drives.

Hoje, em torno de 50 mil pessoas já visitaram a Mobility & Show no país. Em cinco anos de existência, foram realizadas cinco edições em São Paulo. Cidades como: Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, Belo Horizonte/MG, Ribeirão Preto/SP e São José dos Campos/SP também receberam a exposição e sempre com muito sucesso de público e negócios.

SERVIÇO
1ª Mobility & Show Goiás
Data e horário: 29 de novembro, das 12h às 18h; 30 de novembro e 01 de dezembro, das 10h às 18h
Local: SGPA - Parque Agropecuário de Goiânia (Rua 250, Nº 68, Setor Nova Vila)
Entrada Gratuita
Mais informações: 0800-772-6612

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias