Home / Cidades

CIDADES

Supermercado representa oportunidade de crescimento profissional

O supermercado é para muitas pessoas uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Isso acontece porque muitas funções não exigem um conhecimento específico. O varejo continua sendo um vasto campo de oportunidades para construir uma carreira. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Assim, profissionais de todas as faixas etárias, em especiais jovens, encontram uma oportunidade e incentivos para se desenvolverem.

Esse foi o caso da Paula Catarina Rodrigues Aguiar Silva, de 36 anos. Ela entrou no mercado de trabalho como empacotadora aos 18 anos em um rede de supermercados, depois de muita dedicação e alguns anos de aprendizado, hoje, conquistou a vaga de gerente da loja. Ela atua na unidade do Jardim Ana Lúcia e comanda 72 colaboradores.

Tanto na vida profissional, como pessoal, o supermercado faz parte da história de Paula. “É do supermercado a minha primeira e única carteira assinada”, enfatiza. Com o seu emprego conquistou uma casa, um carro e, ainda, educa seus dois filhos. “O trabalho com o varejo foi de suma importância para eu aprender a trabalhar com pessoas. Para crescer profissionalmente em um supermercado basta querer, ter responsabilidade e desenvolver pessoas”.

Durante a sua carreira de 18 anos no supermercado, Paula Catarina se alegra ao revelar que ajudar no crescimento profissional de muitos colegas foi a maior vitória obtida. “Já formei encarregado, gerente de setor, entre outros. A principal conquista de um líder é saber aprender a formar pessoas”, revela.

Paula entrou na rede como empacotadora, depois assumiu o cargo de operadora de caixa, chegou a ser orientadora, tesoureira, encarregada e há pouco mais de um ano, devido à política de plano de carreira da Cencosud, assumiu a gerência da loja.

Para o consumidor

O supermercado facilita o cotidiano do consumidor, já que une feira, açougue e a padaria em um mesmo local. O formato atual de supermercado é recente. Nasceu há pouco mais de 90 anos, antes disso, existiam as vendas, no qual o cliente entregava a lista e esperava no balcão. A mão de obra do atendente encarecia as compras de alimentos.

Hoje, o supermercado não é um local apenas para comprar comida, mas oferece uma variedade de produtos. Por exemplo, é possível adquirir eletrodomésticos, aparelhos de celular, utensílios para casa e até mesmo decoração, além de cama, mesa e banho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias