Home / Cidades

CIDADES

Deputado é criticado ao ironizar vídeo de deficiente que se vestiu de Papai Noel

O deputado estadual de Goiás Alysson Lima (Republicanos) foi criticado após postar um vídeo, em uma rede social, em que um homem com deficiência mental e física se veste de Papai Noel para visitar uma escola de Garuva, cidade de Santa Catarina.

Na publicação Alysson escreveu: “Crianças ingratas não aceitam qualquer Papai Noel”. A frase estava acompanhada de emoticons de rostos sorrindo.A publicação foi apagada logo após a assessoria do deputado ser questionada sobre o post. O parlamentar disse que cometeu um erro e se desculpou.

“Queria me explicar sobre a história do vídeo, o recebi há cerca de uma semana por WhatsApp e acabei publicando, como se fosse uma brincadeira, sem saber do que se tratava e de quem se tratava. Quero me retratar publicamente e pedir perdão à pessoa envolvida, a todos os seus familiares e às pessoas que se sentirem ofendidas em relação à minha publicação. Não estava em meu coração a intenção de tripudiar em cima de ninguém”, afirma

Até as 19h da última quarta-feira (11/12), o vídeo somava mais de 281 mil visualizações na página do deputado e havia mais de 500 comentários na publicação, que foi feita na última sexta-feira (6/12).

Foto: Reprodução

Homem se veste de Papai Noel para fazer trabalho voluntário em escolas

O homem que aparece no vídeo vestido de Papai Noel é César Adriany David, de 44 anos, que realiza o trabalho voluntário em escolas há quatro anos. Ele sempre visita instituições de ensino na véspera do Natal para entregar donativos que arrecada ao longo do ano.

O vídeo compartilhado foi gravado pela diretora de uma escola no início deste mês e publicado na rede social da instituição. Nas imagens, César aparece entrando na sala de aula com um saco vermelho em mãos para entregar doces e chocolates para os alunos, que estão sentados no chão e aguardam a chegada do Papai Noel.

O homem entra na sala de aula com certa dificuldade de locomoção na perna esquerda, devido a uma displasia no quadril, cumprimenta as crianças e se aproxima, uma delas começa a chorar e o voluntário pede que ela se acalme. Então uma professora, senta no chão, coloca a criança no colo e ela se acalma.

O médico Rodrigo Adriany David, irmão de César, tomou conhecimento da postagem por meio de uma funcionária, na última terça-feira (10/12). Ele afirma que ficou revoltado com a atitude do político.

“Meu irmão é deficiente mental e físico. É triste. Todo mundo está estarrecido com a postura do deputado e o pior de tudo, os comentários das pessoas que vem embaixo. É duro ver aquilo ali", desabafa Rodrigo David.

De acordo com o médico, César faz o trabalho social em escolas de Garuva há quatro anos. “Ele passa o ano inteiro pedindo doações de brinquedos e doces para fazer essa visita às escolas no final do ano”, afirma. Segundo ele a comunidade com cerca de 20 mil habitantes também ficou revoltada.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias