Home / Cidades

CIDADES

Cadastramento do Passe Livre Estudantil começam na segunda-feira, 20

O benefício concedido aos estudantes pelo governo de Goiás é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Superintendência da Criança, Adolescente e Juventude. No estado são beneficiados 100 mil estudantes da Região Metropolitana de Goiânia, e da cidade de Anápolis. Em 2020, serão investidos no programa R$ 90 milhões.

“O Passe Livre é mais uma forma de atender às necessidades das crianças e dos jovens de Goiás. Sua importância vai muito além da econômica para as famílias. Ele é uma forma de promover a educação e, assim, o desenvolvimento social em nosso estado”, observa a secretária Lúcia Vânia, titular da Seds e responsável pela supervisão e manutenção dos programas sociais do atual governo.

Os serviços de cadastramento e recadastramento podem ser feitos pelo site www.juventude.go.gov.br, para os estudantes da Região Metropolitana; e pelo Vapt-Vupt ou nos postos de atendimento da empresa Urban, para os de Anápolis. Não há custos para os estudantes.

Para quem ingressará no programa, após se cadastrar é necessário se dirigir a uma das unidades do Vapt-Vupt para receber o Passe Livre Estudantil, um cartão magnético que recebe os créditos que dão acesso ao transporte. No momento do cadastro o estudante escolhe a unidade de sua preferência e é informado da data em que estará disponível para retirada.

Com o cartão do PLE em mãos, antes de utilizar no transporte é necessário validá-lo em qualquer um dos pontos de recarga, que estão instalados em farmácias, bancas, faculdades, terminais, dentre outros. São mais de mil pontos em todo o estado.

Os documentos necessários para realizar o cadastro no site são RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3x4 digital. Para os estudantes de Anápolis, os documentos devem ser levados até o Vapt-Vupt, com foto 3x4 em papel.

O PLE
O pagamento dos créditos referentes ao PLE é sempre realizado no primeiro dia útil do mês, a partir de fevereiro de cada ano. Para estudante que realizam o primeiro cadastro, os créditos são depositados a partir do primeiro dia útil do mês seguinte. Não há pagamento retroativo. “Por isso é necessário que o estudante fique atento ao dia do início de suas aulas e que faça o quanto antes o cadastramento ou recadastramento, para não correr o risco de ficar sem receber os créditos”, alerta a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, da Seds, Thaís Moraes.

A quantidade de créditos é liberada de acordo com o calendário letivo, que é repassado todos os meses à Seds pelas instituições. São pagos pelo governo apenas os créditos para atender os dias letivos de cada mês, ou, no máximo, 48 viagens mensais. No caso de abandono escolar, o benefício é cancelado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias