Home / Cidades

CIDADES

Cidadãos de Novo Gama aprovam a criação de um novo parque industrial no município

A população novo-gamense aprovou em audiência pública, no final da tarde desta quinta-feira (5/3), a criação de um novo distrito industrial no município no entorno do Distrito Federal (DF), em uma área de 227 mil metros quadrados, que será repassada pela Prefeitura de Novo Gama para o Governo de Goiás e, posteriormente, para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO).

A empresa estatal divulgou aos munícipes o projeto, que inclui toda uma infraestrutura de pavimentação de qualidade, estações de tratamento de água e esgoto e subestação de energia elétrica adequada para o assentamento dos novos empreendimentos.

“A audiência é um momento importante para dar publicidade ao ato de criação de um novo parque industrial e também de transparência, de debate. Temos seguido a determinação do governador Ronaldo Caiado para amparar os municípios que mais sofrem com a desigualdade em nosso Estado, trabalhando para trazer mais oportunidades aos goianos”, destacou o presidente da CODEGO, Marcos Cabral.

Novo Gama tem aproximadamente 115 mil habitantes, mas, segundo a prefeita Sônia Chaves, a maior parte da população trabalha e consome no DF, transferindo para a região o consumo. Situação que dificulta o desenvolvimento da cidade.

“Por isso o emprego hoje é o nosso principal entrave. É um desafio nosso para fixar a nossa população em Novo Gama, até para melhorar a qualidade de vida, trazendo bem-estar e diminuindo o fluxo de transporte para as vias do Distrito Federal, onde a renda acaba ficando. A nossa economia é mais ligada ao comércio. Por isso precisamos trazer mais empresas e eu sei que, com essa parceria com o Estado e com a CODEGO, podemos reverter a nossa condição”, afirmou.

A prefeita enxerga um futuro próspero para o município e também para as outras cidades goianas do entorno com o novo polo. “Demos agora mais um passo extremamente importante rumo ao desenvolvimento da nossa região. A criação de um distrito como esse para nós representa mais oportunidade, geração de emprego e renda para a nossa população. E os empresários que participaram da audiência demonstraram muito interesse. Essa é uma parceria importante entre o município e o Estado. Apenas a Prefeitura não tem condições de trazer toda a infraestrutura necessária”, disse. “Por isso quero agradecer ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente da CODEGO, Marcos Cabral, pelo esforço empenhado para o nosso povo”, completou.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (DF) e Entorno (Ride) é formada por 34 municípios, sendo 29 deles em Goiás. E a criação do parque industrial deve beneficiar quase 1,5 milhão de goianos que vivem no entorno.

Localização

O terreno de 227 mil metros quadrados do novo parque industrial conta com rodovias próximas que serão importantes para o escoamento da produção. Bem ao lado da GO-521, a área ainda fica próxima da GO-521, da BR-040 e da DF-290.

Outro fator logístico que beneficia os empresários que investirão no local é a proximidade com a Ferrovia Centro-Atlântica, o principal eixo de integração entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste. Essa é uma das principais rotas de carga geral, por meio de suas conexões com outras ferrovias, o que permite o acesso mais fácil aos maiores centros consumidores do país. Além disso, a área fica a apenas 30 minutos do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.

Benefícios

Vale lembrar que o Governo de Goiás oferece benefícios aos empreendimentos que desejam se instalar nos distritos industriais administrados pela CODEGO. As áreas nos parques industriais da estatal são adquiridas pelos empresários por valor subsidiado, abaixo do preço de mercado, e o Estado ainda oferece incentivos fiscais justos para atração de empresas.

Novo conceito

A CODEGO desenvolve um novo conceito pensado para os empreendimentos que serão lançados pelo Governo de Goiás. É o Condomínio de Desenvolvimento Econômico (CDE). A proposta é mais ampla, voltada também para a nova economia, inovação, a indústria 4.0, com avanços tecnológicos para incluir e explorar a produtividade primária.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias