Home / Cidades

CIDADES

Meditação contra estresse

Por Hélmiton Prateado

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr Sandino de Amorim (HEJ) implantou um novo benefício para seus colaboradores para aumentar o auto-controle e as relações humanas. Uma professora de yoga, formada na Alemanha, dará sessões de yoga e meditação na recepção do laboratório.

Segundo o diretor-geral do HEJA, André Franco Ribeiro, a intenção é criar condições sempre agradáveis para os colaboradores. “Pensamos em colocar uma alternativa para uma prática saudável e enriquecedora como a yoga e meditação para nossos colaboradores. Um serviço como esse é fundamental, principalmente em um período de crise como esse que estamos vivendo por causa da pandemia do novo coronavírus”, explicou.

Os colaboradores foram dispostos em espaços amplos, como manda o protocolo de enfrentamento ao Covid-19 e acomodados em colchonetes próprios para a prática de yoga. A professora Luciana Augusta Paranhos é a encarregada de ministrar as aulas de yoga e meditação. Por precaução foi aberta apenas uma vaga por colaborador para cada área e a cada semana as participações serão mudadas para abrir espaço para a maioria dos interessados.

Mestra em yoga e meditação transcendental em Berlin, na Alemanha, onde viveu por mais de duas décadas, Luciana Paranhos aceitou o desafio de ministrar as aulas no HEJA para difundir uma prática salutar e importante em todas as fases da vida.

Ela explica que a prática da yoga e da meditação são importantes para ajudar o indivíduo a conhecer seu interior e avaliar seus limites. “Yoga é uma prática de relaxamento do corpo e da mente e que induz as pessoas a conhecerem suas capacidades, limites e se manterem no centro de suas individualidades”, ressalta. Nessa quarta-feira, 15, haverá mais uma aula para os inscritos.

Para a professora essa é uma atividade que beneficia seus praticantes a se manterem no foco e melhorarem suas performances em todos os sentidos. A superintendente-executiva do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar, Organização Social que faz a gestão do HEJA, Lázara Mundim, explica que esse é um projeto piloto que poderá ser levado para outras unidades geridas pela instituição. “A proposta maior do IBGH é proporcionar um ambiente sempre agradável para nossos colaboradores e uma atenção humanizada em sua máxima possibilidade para a população. Entendemos que a yoga é uma ferramenta de auto-controle e muito útil para isso”, finaliza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias