Home / Cidades

CIDADES

Suspensa Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade

A terceira maior festa religiosa do Brasil, a Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece em Trindade está suspensa temporariamente. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (27/4) após os representantes do Santuário Basílica e da Igreja Matriz da capital da Fé participarem de uma reunião para determinar sobre o prosseguimento das festividades ou cancelamento da mesma devido a pandemia mundial provocada pelo novo coronavírus.

Após a reunião entre os membros da igreja, o Padre Robson de Oliveira e outros representantes da cidade, participaram de uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (DEM) para conversar sobre o tema.

Caiado afirmou que entende a importância da festa que reune cerca de três milhões de pessoas durante os 10 dias de festividades na cidade. Entretanto, o governador deixou claro que devido a pandemia mundial é necessário que o evento não seja promovido neste momento.

"Há uma grande quantidade de pessoas idosas na festas, que dura por 10 dias, e nós temos que pensar nos efeitos que a festividade provocar, inclusive com consequências danosas", explicou o governador.

Festa do Divino Pai Eterno completa 180 anos em 2020

O evento deste ano marcar os 180 anos desde que a medalha da trindade foi encontrada e que deu origem a Romaria do Divino Pai Eterno. Além do jubileu da festa religiosa, o ano de 2020, marca também os 100 anos de emancipação política de Trindade.

Nos próximos dias os representantes da igreja estarão participando de reuniões com a Prefeitura da cidade, em busca da melhor maneira de prosseguir, e atender as orientações do decreto do governo de Goiás publicado no último dia 19 de abril. E a partir de então definir qual a melhor data para que a festividade possa acontecer.

Vale ressaltar que no ano passado passaram pela cidade durante os 10 dias de festa 2.850.000 pessoas, sendo que no último dia das festividades mais de um milhão e meio estiveram presente na capital da fé.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias