Home / Cidades

CIDADES

Moradores de Goiânia e Aparecida vão ser testados para Covid-19

Moradores das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia vão ser submetidos a testes rápidos para a covid-19. Além dos testes, os moradores das duas cidades vão responder um questionário que vai auxiliar a analisar o número de casos e compreender como o vírus vem se espalhando pelos municípios. Os moradores que vão ser submetidos aos testes vão ser definidos através de sorteio.

Na cidade de Aparecida de Goiânia serão 1,2 mil testes que começam a ser feitos nesta sexta-feira (8), em Goiânia por sua vez serão 5,6 mil pessoas que começaram a ser feitos a partir do próximo sábado (9). Para a realização dos testes, alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) vão auxiliar em todo processo e vale ressaltar que a participação dos moradores é voluntária.

Conforme os dados divulgados na última quinta-feira (7) pela Secretaria do Estado de Saúde (SES-GO) mostra que foram confirmados 1.024 casos com 44 mortes. Os números mostram que Aparecida de Goiânia teve três mortes e 71 da doença, enquanto Goiânia tem 21 mortes pela Covid-19 e 547 casos confirmados da infecção.

Como funciona o teste rápido para Covid-19

O teste para detectar o covid-19 consiste na coleta de uma amostra de sangue e sai em 15 minutos. O resultado não vai mostrar especificamente o vírus, mas vai identificar se o corpo do morador possuí os anticorpos produzidos para combater o coronavírus. Por isso todos nem todos que forem submetidos e testarem positivo estão doentes, uma vez que podem apenas ter tido o contato, mas não houve evolução do quadro. Todavia esses moradores vão ser acompanhados pelas secretarias de Saúde.

A meta em Goiânia é fazer 22,4 mil testes, os quais vão ser divididos em quatro etapas e feitas a cada 15 dias. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes, as etapas vão permitir que haja uma ideia melhor de como a doença está sendo disseminada na cidade e da quantidade de leitos disponíveis, além de prever as novas infecções ou a própria flexibilização do isolamento social.

Já na cidade vizinha a previsão era para que a população fosse testada para a covid-19 a partir da última quinta-feira, no entanto, a mesma foi adiada para o treinamento das equipes. Aparecida de Goiânia ainda não tem a quantidade de testes que serão feitos nas próximas etapas.

De acordo com a prefeitura de Aparecida, os resultados vão auxiliar o poder municipal a alterar ou não as medidas que permitiram a reabertura de praticamente 80% do comércio na cidade.

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias