Home / Cidades

CIDADES

Campanha será lançada para evitar que turista visite Rio Araguaia

Será lançada na próxima semana uma campanha de conscientização para que os goianos permaneçam em casa no período de férias escolares e não façam visitas ao Rio Araguaia. A informação foi anunciada pelo presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, nesta sexta-feira (26) em entrevista ao programa "O Mundo em Sua Casa", das rádios Brasil Central e RBC FM.

O comunicado pretende evitar a propagação do novo coronavírus, protegendo a vida de ribeirinhos, população e comunidade indígena da região, conforme divulgação. Para impedir a visitação, haverá posição ostensiva do Governo do Estado. Serão aplicadas multas, além de encaminhamento à delegacia, caso seja necessário.

A campanha age em concordância com decreto do Governo de Goiás, publicado no dia 10 de junho, que proíbe a aglomeração de pessoas como forma de contenção à Covid-19. A ordem cancelou a temporada em toda extensão do Araguaia, a partir do dia 1 de julho. Dessa forma, estão proibidos: acampamentos, eventos, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos e corridas.

Medidas

Conforme publicação do Governo de Goiás, dentre as medidas administrativas estão: barreiras sanitárias (no acesso às cidades turísticas do Araguaia) e atuação no bancos de areia. Já nas praias haverá mais ação efetiva de equipes da Polícia Ambiental e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

"O governador determinou e não temos a intenção de constranger quem está com seus filhos na praia. Mas ao mesmo tempo, se configurar uma aglomeração com intuito de festa, com um pouco mais de pessoas, a gente vai ser obrigado a agir", explicou o presidente da Goiás Turrismo, Fabrício Amaral, aos apresentadores Jerônimo Venâncio e Lucas Nogueiro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias