Home / Cidades

CIDADES

DERCC cumpre mandados referentes a Fake News contra o Corpo de Bombeiros de Goiás

Equipes da Delegacia Estadual de Repressão e Crimes Cibernéticos (DERCC), efetuou na manhã de hoje (4), mandados de busca e apreensão para identificar a autoria de várias "fake news" divulgadas contra o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).

O comandante-geral do CBM-GO compareceu a DERCC e instaurou inquérito policial e apresentou "notitia criminis", contendo várias mensagens compartilhadas, via aplicativo Whatsapp, marcadas com narrativas desonrosas contra o próprio comandante geral e outros oficiais componentes do comando.

Durante as investigações policiais, foram percebidos dados expressivos para a identificação da autoria das mensagens criminosas, sendo representado judicialmente pela expedição de mandados de busca e apreensão, medida cautelar deferida pelo Poder Judiciário da Auditoria Militar de Goiás.

Os dois mandados foram cumpridos em Goiânia e Rio Verde e contaram com o apoio dos policiais civis da 8° Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Rio Verde. Durante as buscas, foram apreendidos computadores, tablets, aparelho celular e alguns pen-drives, que terão seus dados periciados e contribuirão para a elucidação dos crimes investigados.

As mensagens investigadas, que haviam sido compartilhadas em diversos grupos de Whatsapp, podem ser categorizadas como fake news, pois são compostas de fatos inverídicos, no todo ou parcial e, consequentemente visavam denegrir a imagem do comandante geral da corporação e demais oficiais que também foram citados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias