Home / Cidades

CIDADES

Comércio reabre no estado com protocolos

Depois de mais de 120 dias fechados, bares, restaurantes e outros ramos do comércio voltam a abrir a partir da próxima terça-feira (14/7). O anúncio foi feito na manhã de hoje (13) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) após juntamente com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e outros membros do governo, representantes do comércio e da saúde, elaborar um novo decreto para o estado e que não prevê fechamento das áreas liberadas.

Durante a assinatura dos novos protocolos e liberação do comércio e outras atividades no Estado, o deputado federal Zacharias Calil e afirmou que é preciso fazer o tratamento precoce da doença. O parlamentar voltou a frisar da importância, por exemplo, de fazer o exame de imagem como a tomografia computadorizada para identificar o vírus e iniciar o tratamento precoce da doença, que é o mais indicado para o enfrentamento da Covid-19.

Após o parlamentar foi a vez do secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, que afirmou em sua fala que o isolamento foi fundamental e continua sendo fundamental o distanciamento social, que a medida cumpriu o seu papel de achatar a curva e contribuiu para expandir a estrutura de saúde no estado.

O secretário afirmou ainda que no mesmo período do ano passado a quantidade de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) em Goiás, era metade do que se tem hoje, inclusive com a questão da regionalização e todas as macro regiões passarem a ter leitos de UTIs.

"Nós temos atenuantes que são fundamentais, o uso da máscara é um deles, o isolamento social é outro. Por isso temos que respeitar nossos protocolos. Precisamos seguir as medidas determinadas, por essa razão shows, teatros, cinemas e eventos ainda não serão abertos", destacou Ismael Alexandrino.

Por sua vez, o prefeito Iris Rezende (MDB) afirmou que se assustou ao ver que o governador decretou o fechamento do comércio. Ele disse que não queria isso, devido a atividade comercial ser o meio de trabalho de várias pessoas, mas seguiu a determinação do governador por entender a gravidade da situação.

Ronaldo Caiado lamentou a morte dos goianos vítima da Covid-19 e assinou decreto com protocolos para reabertura do comércio

Após o prefeito de Goiânia fazer seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado assinou o documento com os novos protocolos para a reabertura do comércio e outras atividades no estado.

O governador lamentou a morte dos 849 goianos vítimas da Covid-19 e anunciou que recebeu um aplicativo e testes da Fio Cruz para que possa rastrear os infectados e assim também contribuir para o bom atendimento dos pacientes e afirmou que "é inadmissível banalizar a vida".

Caiado pediu ainda que a reabertura possa ser feita dentro de um processo de responsabilidade, pois ninguém conseguiu fazer um acordo com o coronavírus. "As nações mais poderosas do mundo tiveram que se curvar e nós goianos não podemos entrar nesta estatística".

O governador afirmou ainda que além do aplicativo doado a Goiás, o Estado também recebeu testes PCR RT para testar de fato a população. Dos 246 municípios de Goiás, 78 vão ser priorizados para fazer o rastreamento e assim contribuir para garantir o isolamento das pessoas contaminadas. O gestor pretende principalmente realizar a testagem dos grupos de riscos, para o isolamento possa ter eficácia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias